Disciplina Curricular
Biologia da Reprodução BRep
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 526_Lic. em Biologia - Ramo BED com Minor
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Estatística e Investigação Operacional > Optativas > 3º ano > 526_Lic. em Biologia - Ramo BED com Minor
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Matemática > Optativas > 3º ano > 526_Lic. em Biologia - Ramo BED com Minor
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em História e Filosofia das Ciências > Optativas > 3º ano > 526_Lic. em Biologia - Ramo BED com Minor
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Física > Optativas > 3º Ano > 526_Lic. em Biologia - Ramo BED com Minor
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 526_Lic. em Biologia - Ramo BED com Minor
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Geologia > Optativas > 3º Ano > 526_Lic. em Biologia - Ramo BED com Minor
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Com esta unidade curricular pretende-se que o aluno aplique competências anteriormente adquiridas em Fisiologia Animal, Biologia Celular, Molecular e do Desenvolvimento para a aprendizagem de princípios relacionados com a Biologia Reprodutiva animal, com destaque para as estratégias reprodutivas assexuadas e sexuadas, a regulação hormonal dos processos reprodutivos em invertebrados e vertebrados e a reprodução humana. O objetivo da disciplina é fornecer conhecimentos que possam ser aplicaveis e abordar problemáticas nas áreas da reprodução animal não humano e humano.
Programa
PROCESSOS REPRODUTIVOS EM ANIMAIS. Reprodução assexuada e sexuada. Principais vantagens e desvantagens das duas estratégias reprodutivas. Exemplos de ciclos de vida de animais que utilizam as duas estratégias reprodutivas e fatores que podem influenciar a sua estratégia de reprodução. Mecanismos de determinismo do sexo. Parâmetros para a avaliação do sucesso reprodutivo em animais invertebrados e vertebrados. HORMONAS REGULADORAS DE PROCESSOS REPRODUTIVOS E SUAS FUNÇÕES. Sistemas endócrinos em invertebrados e vertebrados. O eixo hipotálamo-hipófise: tiroide, glândulas supra-renais e gónadas. Os mamíferos. Outros sistemas endócrinos em vertebrados. REPRODUÇÃO HUMANA. The prebirth period. A fase prénatal, da fertilização ao nascimento. Embriogénese do aparelho reprodutor e os mecanismos de determismo do sexo. Anatomia e histologia dos órgãos do sistema reproduto. Perda fetal e anomalias ao nascimento. Alterações neuroendocrinas e somáticas da puberdade. Idade e reprodução, menopausa e andropausa. Período reprodutor e fecundidade. Contracacção. Infertilidade e procriação medicamente assistida. Doenças do sistema reprodutor, não transmissíveis, e transmissíveis. Reprodução e modernização.
Métodos de ensino e avaliação
Apresentação dos conteúdos com exposição aberta e projeções ilustrativas, sequências microfotográficas, documentários, exemplares/modelos de vertebrados, cortes histológicos de órgãos do sistema reprodutor, realização de experiências, atividades em sites interactivos e fichas de trabalho para as aulas práticas. Apresentação e discussão de temas sobre problemáticas atuais de biologia da reprodução. Aulas em regime síncrono presencial (caso venha a ser necessário no contexto da pandemia COVID19 poderá ser adoptado o modelo síncrono não presencial). Avaliação: - Avaliação contínua, resolução de exercicios (4val.), trabalho de grupo de revisão bibliográfica com apresentação oral e resumo (4 val.) e teste teórico escrito (12val.). - Avaliação final (20val), exame escrito, teórico (12 val) e prático (8val) - Melhoria (20val), exame escrito, teórico (12 val) e prático (8val). Para aprovação - Frequência mínima: de 2/3 das aulas práticas - Nota mínima: teórica 40% e prática: 40% Porém, face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações.