Disciplina Curricular
Estatística, Ciência e Sociedade ECSoc
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se apresentar uma panorâmica da utilidade da estatística na investigação de questões sociais e como ferramenta na investigação científica de base experimental. A tipologia dos dados limita os métodos estatísticos disponíveis, havendo que escolher resultados para dados nominais, ordinais, intervalares ou em escala de razões.A análise de contagens e proporções é exemplificada no estudo de questões sociais.No que se refere a dados quantitativos, procura-se incutir a necessidade de verificar a sua gaussianidade (ou fazer transformações adequadas para que tal seja aproximadamente válido), a fim de optar esclarecidamente por métodos paramétricos ou por alternativas não paramétricas.Discutem-se ainda planos experimentais que permitem otimizar a obtenção de informação relevante.
Programa
1. Breve resenha da evolução da Probabilidade e da Estatística, e suas aplicações. 2. Análise de contagens e de proporções. Os modelos de Poisson, Poisson inflacionada de zeros (ZIP), Poisson truncada de zeros (ZTP). O modelo Multinomial. Estudos observacionais: odds ratio e risco relativo. Aplicações. Testes de diagnóstico: sensibilidade e especificidade; curvas ROC. 3. Correlação. Causalidade e associação estatística: a revolução de Karl Pearson.
Métodos de ensino e avaliação
Cada tópico do programa é discutido nas aulas teóricas, a partir de exemplos de estudos observacionais e experimentais publicados. Para além da apresentação de desenvolvimentos estatísticos necessários, discutem-se os pressupostos matemáticos, para uma avaliação da possível influência de más práticas de Estatística. Incentiva-se também os alunos a colaborarem na discussão. 1. Um trabalho de grupo obrigatórios(40%) - classificação de grupo 2. Apresentação do trabalho (10%) - classificação individual 3. Exame final (50%) - nota mínima: 8.5 valores.