Disciplina Curricular
Processos Costeiros PCos
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objectivos: fornecer conhecimentos e desenvolver competências necessárias à compreensão do forçamento oceanográfico e da resposta morfossedimentar da faixa costeira, com utilidade na gestão do espaço e risco litorais. Resultados/competências: Reconhecer a importância económica, social e ambiental da faixa litoral, a sua fragilidade à pressão antrópica e à actividade dos factores oceanográficos forçadores, no contexto da mudança climática global. Compreender a mecânica dos principais factores forçadores de filiação marinha da faixa costeira e saber aplicar esse conhecimento à solução de problemas concretos. Saber quantificar processos e respostas morfossedimentares e integrar este conhecimento com abordagens descritivas, tipicas das Ciências da Terra. Conhecer metodologias de abordagem e soluções de adaptação/mitigação da erosão costeira. Desenvolver a capacidade de interacção com outros especialistas através da utilização de ferramentas quantitativas e de linguagem técnica.
Programa
Teórico: Conceitos, ocupação, uso, importância, limites da faixa costeira. Relações com gestão do território, recursos e espaço de soberania. Factores forçadores – ondas de vento (mecânica de Airy), marés (estática e dinâmica). Tsunamis, seichas, macaréus. Sobreelevação meteorológica. Variações do nível do mar. Mobilização e transporte sedimentar associado a escoamento oscilatório (longitudinal e transversal). Correntes e transporte transversal e longitudinal induzidos pelas ondas. Corrente de deriva, deriva litoral e agueiros. Elementos de maré, correntes nas vizinhanças de barras de maré. Balanço sedimentar - fronteiras, fontes e perdas - quantificação. A erosão costeira: caracterização,causas, quantificação, soluções. TP: Exercícios sobre geração, propagação e rebentação de ondas; marés; transporte sedimentar longilitoral e transversal, balanço sedimentar, solução de casos de estudos e avaliação expedita de intervenções na zona costeira.
Métodos de ensino e avaliação
O Curso teórico é magistral, leccionado com apoio audiovisual em todas as sessões. O curso TP consiste em exercícios de aplicação, com acesso a todos os materiais ab initio, obrigando a trabalho autónomo fora das aulas presenciais. Em alguns casos organizam-se grupos de debate. Os resultados obtidos são sumariados e discutidos em aula para detectar problemas, corrigir eventuais erros, e perceber a variabilidade admissível em problemas de resposta aberta. Teste final sumativo, resposta individual, consulta de formulário, com a duração 150 minutos, incluindo a componente teórica (12/20) e teórico-prática (8/20). Requer-se pelo menos 40% da cotação em cada componente para permitir passagem.