Disciplina Curricular
Biologia dos Recursos Marinhos BRM
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Ambiental > Optativas > Bloco C ou D > 524_Lic. em Biologia-Ramo BA (3º Ano/2º Sem) - BLOCO D
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Biologia dos Recursos Marinhos visa dar a conhecer aos alunos os fundamentos teóricos e o conhecimento prático necessários ao estudo da biologia das espécies sujeitas a exploração como recurso pesqueiro. O objectivo desta disciplina é a preparação de alunos numa área essencial para um país de consumidores de pescado, que lhes permita entrar no mundo laboral com conhecimentos sólidos e formação adequada na área. Em simultâneo, o cumprimento da Política Comum de Pescas, que implica um esforço no sentido da gestão dos recursos pesqueiros e da sustentabilidade da sua exploração, requer a aplicação dos conhecimentos ministrados nesta unidade curricular.
Programa
Esta UC aborda os recursos vivos marinhos e inclui 9 unidades em 2 componentes distintas. A 1.ª tem 3 unidades: a exploração dos recursos vivos marinhos (U1), os recursos marinhos mais explorados em Portugal e no Mundo (U2), a Política Comum de Pescas e a importância da Biologia Pesqueira (U3). A 2.ª tem 6 unidades, é eminentemente prática e está relacionada com a obtenção do conhecimento, necessário para a aplicação das medidas de gestão conducentes a uma exploração sustentável dos recursos. Essas 6 unidades versam os métodos de estimativa da idade e determinação da estrutura etária das populações (U4), os modelos de estimativa do crescimento (U5) e da mortalidade (U6), as estratégias de reprodução (U7), as estimativas da fecundidade e do recrutamento (U8) e a determinação das relações tróficas (U9). Assim, os recursos marinhos serão abordados como uma relação entre os ganhos (recrutamento, crescimento e reprodução) e as perdas (mortalidade), em função do tamanho da população.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas: método expositivo, com participação dos alunos e esclarecimento das suas dúvidas; apresentação dos conteúdos de forma dinâmica a fim de motivar os alunos para os temas abordados e para a participação nas aulas. Aulas práticas: métodos expositivo e demonstrativo, e apoio aos alunos na realização das actividades práticas. Trabalho autónomo: estudo e revisão dos conteúdos das aulas, bem como dos complementos a esses conteúdos, prescritos pelo docente. Avaliação: exame final escrito de natureza teórica e prática (50%); realização, apresentação e discussão de um trabalho prático (50%). Notas: 1. A admissão a avaliação depende da presença em pelo menos 75% das aulas práticas (excepto para beneficiários de regimes especiais). 2. A aprovação na UC requer a nota mínima de 7,5 valores em cada um dos elementos de avaliação. 3. O docente pode convocar qualquer aluno para prova oral para aferir a sua classificação.