Disciplina Curricular
Flora e Vegetação FVeg
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Ambiental > Optativas > Bloco C ou D > 523_Lic. em Biologia-Ramo BA (3º Ano/2º Sem) - BLOCO C
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia > Optativas > 3º Ano > 518_Lic. em Biologia - Ramo BCB (3º Ano) > 2º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecimentos sobre a morfologia das plantas vasculares. Conhecimentos sobre a importância da Biologia Molecularpara o desenvolvimento da taxonomia. Noções essenciaisem fitogeografia e a importância do clima na distribuição das principaisformações vegetais do globo. Conhecimentos sobre as principais formações vegetaisportuguesas. Conhecimentos sobre os modernos sistemas de classificaçãodas plantas vasculares. Familiarização com as técnicas de colheita e preparaçãode material para herbário e a com a identificação de plantas vasculares. Familiarização com famílias de plantas vascularesexistentes em Portugal.
Programa
Importância da Taxonomia no mundo actual. Algumas definições. Objectivos da taxonomia. Nomenclatura. Identificação. Categorias taxonómicas. Fontes de informação taxonómica: Noções de morfologia. (estrutura geral das plantas vasculares). Importância taxonómica dos caracteres morfológicos. Taxonomia e Anatomia. Quimiotaxonomia. Taxonomia Numérica e Cladística. Importância da Biologia Molecular na taxonomia actual. O Desenvolvimento da Taxonomia. História das classificações. Classificações das plantas vasculares. Noções de Corologia e Fitogeografia. A região Mediterrânica, hotspot de biodiversidade. A flora e a vegetação do Mediterrâneo. A flora de Portugal. As principais formações vegetais em Portugal.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas expositivas Aulas práticas: aprendizagem de técnicas de herbário; orientação e acompanhamento dos alunos na identificação de espécies da flora vascular. Exame teórico que conta 50 % para a nota final Exame prático (que 50% para a nota final): Elaboração de um herbário com espécies da flora autoctone de Portugal.