Disciplina Curricular

Interação com Computadores ICompu

Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23

Contextos

Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 553_Minor em Informática

Período:

Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Molecular e Genética com Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 553_Minor em Informática

Período:

Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia com Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 553_Minor em Informática

Período:

Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Ambiental com Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 553_Minor em Informática

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Apresentar os conceitos fundamentais da comunicação entre pessoas e máquinas. Apresentar e sistematizar as tecnologias e estilos de interação. Ensinar os métodos, princípios e técnicas de análise e design de sistemas interativos, com ênfase nos mecanismos de avaliação de usabilidade e no ciclo iterativo.

Programa

Introdução: O que é a interação pessoa máquina, usabilidade e os seus diferentes aspetos;  Design Centrado no Utilizador: Ciclo iterativo, Levantamento de Requisitos e Análise de Utilizadores e Tarefas;  Modelo mental; Recolha de Dados: Técnicas de recolha de dados (questionários, entrevistas observação, etc.); Cenários de utilização Fatores Humanos: Perceção e Representação; Atenção e Memória; Princípios de Design e Usabilidade: Metáforas, Princípios de design de Norman; Heurísticas de Nielsen; Design Gráfico: Princípios de desenho de ecrãs; Utilização da cor; Tipografia; Escrita de mensagens; Tecnologias: Estilos de Interação; Prototipagem: Definição de protótipos; Tipos e características de protótipos; Criação de protótipos de papel; Avaliação: Avaliação Heurística; Avaliação com Utilizadores; Dados de Utilização; Tratamento estatístico dos dados; Design de Websites;

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas de exposição de matéria e análise de casos práticos. Aulas teórico-práticas de aplicação da metodologia de desenvolvimento centrado no utilizador. Aulas laboratoriais para realização do projeto. Avaliação = Projecto + Exame + Trabalho nas aulas teórico-práticas e laboratoriais. NOTA: Para realizarem esta disciplina com sucesso, os alunos devem ter bons conhecimentos de programação, em particular de tecnologias Web (HTML, CSS, JavaScript).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre