Disciplina Curricular
Física Experimental III FE-III
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Física > Optativas > 3º Ano > 565_Minor em Física
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Molecular e Genética com Minor em Física > Optativas > 3º Ano > 565_Minor em Física
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Realização de atividades experimentais que abordam os conteúdos lecionados nas disciplinas de Física sem componente experimental.
Programa
Normas e regras de escrita das grandezas físicas; princípios do registo e da análise de dados, e da comunicação de atividades realizadas em laboratório. 1. Propagação unidimensional de ondas: a corda vibrante; modos normais e princípio da sobreposição. 2. Propagação de ondas eletromagnéticas num cabo coaxial; propagação e energia, impedância e adaptação de impedância 3. Leis da ótica geométrica e polarização (Micro-ondas e radiação visível) 4. fenómenos da difração e interferência (Micro-ondas e radiação visível) 5. Estudo da radiação térmica (corpo negro): lei de Wien, distribuição espectral da radiação, e lei de Stefan-Boltzmann 6. Espectros de emissão e de absorção e Leis de Kirchhoff; espectros de emissão de gases rarefeitos; determinação da constante de Rydberg 7. Efeito fotoelétrico e determinação da constante de Planck.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas dedicadas à revisão dos conceitos fundamentais relevante para a compreensão das atividades experimentais a realizar e à descrição dos aspetos principais das montagens experimentais, procurando estabelecer a relação entre a teoria e a experimentação, e os cuidados a ter no manuseamento dos equipamentos e instrumentos de medida. A participação nas aulas é valorizada até 10% da classificação final. Aulas laboratoriais são obrigatórias, sendo dedicadas à realização das atividades experimentais acima descritas e à análise e à discussão dos resultados obtidos. Avaliação da componente laboratorial (60% da classificação da classificação final) é contínua (desempenho nas aulas, relatórios e caderno). . Teste final (30% da classificação). Atendendo à natureza desta unidade curricular, não existe exame final nas épocas normal e de recurso, sendo que o teste será realizado, sempre que possível, na data do exame na época normal.