Disciplina Curricular
Biologia e Conservação de Insetos BCI
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Ambiental > Optativas > Bloco A ou B > 521_Lic. em Biologia-Ramo BA (3º Ano/1º Sem) - BLOCO A
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os estudantes tomem contacto com os conceitos básicos na área da entomologia, capacitando-os para uma futura especialização quer no domínio da biodiversidade, evolução e conservação, quer da gestão de pragas, saúde pública e veterinária. Devem compreender o modelo "inseto" como um modelo de sucesso evolutivo por excelência e adquirir a capacidade de reconhecer os principais grupos de insetos. Entender a relação com o Homem. Conhecer os seus nichos ecológicos, o papel nos ecossistemas e a importância da sua conservação.
Programa
O conceito de inseto. Eventos históricos e o sucesso evolutivo. Classificação e grupos megadiversos. Caracterização geral. A segmentação e o plano geral do corpo. A cabeça, o tórax e o abdómen: estrutura geral e particularidades. Tegumento e sistemas sensoriais. Caracterização, Apêndices cuticulares e Coloração. Cabeça: Olhos compostos e simples e formação de imagens. Antenas e Armadura bucal. Tórax e seus apêndices. A origem das asas: teorias paranotal, branquial e espiracular. Abdómen e seus apêndices. Endosqueleto, Sistema muscular e locomoção. O mecanismo do voo. Sistema nervoso e órgãos dos sentidos. Comunicação acústica, visual e química. Emissão de luz e comunicação. Semioquímicos. Desenvolvimento e metamorfoses. Tipos de larvas, Tipos de pupas, Hipermetamorfoses. Controlo hormonal. Sistemas respiratório, digestivo, circulatório, excretor e reprodutor. Os insetos e o seu papel nos ecossistemas: composição, estrutura e funcionamento. O declínio dos insetos e a sua conservação
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas: utilizando maioritariamente o método expositivo, com participação dos alunos e esclarecimento das suas dúvidas. Aulas práticas: observação de preparações e/ou exemplares ao microscópio ótico/lupa; os alunos observam as diferentes partes constituintes de um inseto e os seus principais órgãos e efetuam a identificação de exemplares de diferentes ordens taxonómicas por observação de exemplares conservados em álcool e/ou provenientes da colheita de amostras efetuadas pelos alunos. Avaliação continua (50%) e avaliação final (50%). A avaliação contínua inclui uma sessão de apresentação de trabalhos em grupos de 2-3 alunos (20%) e “Quizzes” indivuduais durante as aulas práticas (30%). Um exame final na época de exames com perguntas de teor teórico e/ou prático (50%). Apenas serão admitidos a exame final os alunos com frequência de pelo menos 2/3 das aulas práticas. Nas melhorias, na 2ª data/ano seguinte, a nota será o correspondente a 100% do exame final.