Disciplina Curricular
Redes de Computadores (LTI) RC-LTI
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 553_Minor em Informática
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Molecular e Genética com Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 553_Minor em Informática
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia com Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 553_Minor em Informática
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Ambiental com Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 553_Minor em Informática
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A unidade curricular introduz aos alunos toda a problemática associada à construção e utilização das redes de computadores, utilizando como referência a Internet. São discutidas as limitações apresentadas pelas redes de computadores e os protocolos que são actualmente utilizados para as contornar. São ainda discutidas algumas arquitecturas e restrições particulares, que não podem ser abordados sem uma visão integrada das redes de computadores. Exemplos são as redes sem fios, a transmissão de dados com requisitos de tempo-real e gestão de redes.
Programa
1. Introdução às Redes de Computadores2. Nível aplicacional3. Nível de Transporte4. Nível de Rede5. Níveis de Ligação de Dados e Físico6. Redes Sem Fios7. Transmissão de Dados Multimédia Componente Teórica: A Internet e a sua estrutura. Métricas de desempenho. Protocolos. O Nível aplicação: protocolos HTTP, FTP, SMTP, POP, IMAP eDNS. Transporte: UDP, TCP, controlo de congestão.Rede: IPv4, IPv6, DHCP, NAT e noções de encaminhamento. Nível de comunicação de dados: deteção e recuperação de erros, controlo de acesso ao meio, comutadores, pontes, redes sem fios. Componente Teórico-Prática: Análise funcional e laboratorial dos protocolos HTTP, DNS, TCP, IP e Ethernet.Comunicação em aplicações multimédia: protocolosRTSP, RTP, RSVP.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas: método principalmente expositivo, estimulando-se sempre que possível a curiosidade e o interesse dos alunos, utilizando a matéria para justificar fenómenos observáveis pelos alunos. Aulas teórico-práticas: método preferencialmente interactivo. São apresentados e discutidos guiões de experiências laboratoriais onde podem ser observado o funcionamento de alguns dos protocolos da Internet. Avaliação: dois exames da matéria leccionada nas aulas teóricas. Avaliação dos trabalhos práticos e dos questionários semanais.