Disciplina Curricular

Geologia Geol

Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Observar e estudar os materiais que constituem a Terra (rochas e minerais fundamentais, em amostra de mão e em afloramento) e a estrutura desses materiais, inferindo os processos que os originaram e em que estiveram envolvidos, considerando as suas transformações ao longo do tempo. Nesta U.C. apresenta-se o nosso Planeta como um mega sistema dinâmico, suportado no modelo da Tectónica Global, explorando os processos geológicos externos e internos e suas interações construtoras dos diferentes tipos de rochas e do relevo terrestre. Os alunos devem:  (i) Reconhecer a importância do conhecimento geológico na tomada de decisões que podem ter impacte sobre o Ambiente e a sustentabilidade da Vida (riscos e recursos geológicos); (ii) Identificar rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, com base em critérios macroscópicos, no campo e em amostra de mão; (iii) Observar, registar e interpretar informação geológica "in situ", usando cartas topográficas e bússola de geólogo.

Programa

I- O Sistema Terra. II- Constituição da Terra - Magmatismo e formação de rochas ígneas; Meteorização, erosão, sedimentação e formação de rochas sedimentares; Metamorfismo e rochas metamórficas; ciclo das rochas. III- O Tempo Geológico. IV- O Sistema Tectónico –Modelo de Tectónica Global. Deformação das rochas e estruturas geológicas a diferentes escalas. Formação de cadeias de montanhas. Sismicidade e Vulcanismo. Isostasia. Evolução dos Continentes e dos Oceanos. O Ciclo de Wilson. V- O Sistema Climático: processos e riscos da actividade geológica à superfície; Dinâmica dos subsistemas distribuidores e concentradores: vertentes e movimentos de massa, sistemas fluviais, sistemas litorais, sistemas eólicos e sistemas glaciares. VI- Interação entre Sistema Climático e Tectónico - Síntese da formação e evolução do relevo terrestre. Variações do nível do mar com impacto a diferentes escalas. VII- Recursos Geológicos (Minerais e Energéticos). Ciclos geodinâmicos seus equilíbrios e roturas.

Métodos de ensino e avaliação

Nas aulas teóricas usa-se essencialmente o método expositivo, mas interpelativo, suscitando a participação dos alunos, generalizando a discussão no final de cada aula. Há diversas sessões de seminário, para alargar e aprofundar a discussão sobre tópicos mais relevantes. Na componente prática desenvolve-se trabalho supervisionado e trabalho autónomo, em sala de aula e nas saídas de campo, promovendo a construção de competências, em conformidade com o programa e objectivos estabelecidos. Componente prática – Avaliação formativa e sumativa (peso relativo: 50% da classificação final): Mini-testes, fichas de trabalho prático, relatórios e exame de campo. Nota importante: Exige-se a participação a um mínimo de 80% das aulas e dos trabalhos propostos, incluindo o exame de campo; é obrigatória aprovação à prática para realização do exame final teórico. Componente teórica – Avaliação sumativa (peso relativo: 50% da classificação final): Exame teórico final.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre