Disciplina Curricular
Biologia Celular Complementar BCCom
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia com Minor em Matemática
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia com Minor em Estatística e Investigação Operacional
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia com Minor em Geologia
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento > Optativas > 3º Ano > 519_Lic. em Biologia - Ramo BED (3º Ano) > 1º Semestre
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Molecular e Genética
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia com Minor em Informática
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia com Minor em Química
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Aulas teóricas1. Tomar conhecimento dos dados e hipóteses mais actuais na área da Biologia Celular e Molecular.2. Ter uma perspectiva global do funcionamento da célula e suas implicações em termos evolutivos, morfogenéticos e na organização de sistemas biológicos complexos.3. Estimular a consulta de artigos científicos como principal fonte bibliográfica. Aulas teórica-práticas1. Tomar conhecimento com uma série de metodologias baseadas na microscopia de fluorescência (video, confocal) e electrónica; utilização de técnicas de computação e processamento de imagens como complemento das observações microscópicas.2. Elaborar e desenvolver um projecto que inclui (a) planeamento das experiências com recurso a pesquisa bibliográfica, (b) avaliação da exequibilidade das mesmas em face dos recursos disponíveis, (c) execução dos trabalhos e análise dos resultados, (d) apresentação de resultados na forma de artigo científico.
Programa
sião para integrar muitos dos conhecimentos anteriormente adquiridos. Serão abordados nomeadamente os seguintes aspectos: Núcleo e organização nucleolar; matriz extracelular, membrana plasmática e o continuum "matriz-membrana-citosqueleto"; citossol e mecanismos de sinalização; citosqueleto e morfogénese celular; o compartimento endomembranar, produção de proteínas, mecanismos de tráfego e direccionamento; mitocôndrias, plastos e peroxissomas.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas teóricas são feitas com recurso à utilização de imagens sobre os conteúdos da matéria. As aulas teórico-práticas são feitas com recurso a demonstrações e em grupos de trabalho de 5-6 alunos que irão desenvolver um projecto e familiarizar-se com as diferentes técnicas. 1. Teste escrito individual com perguntas de desenvolvimento sobre aulas teóricas. (50%) 2. Relatório de grupo elaborado na forma de artigo científico. (50%) - Apresentação de um problema biológico e técnicas disponibilizadas no âmbito da disciplina para resolver esse problema. Pretende-se desta forma que os discentes tomem um contacto directo com as diferentes fases que englobam um projecto de investigação científica. Nota: a classificação dos testes e relatório é feita em escala de 0-20, até às décimas (nota mínima para aprovação em ambos os casos - 8). Para efeitos de arredondamento da nota final é levado em consideração o desempenho do aluno nas aulas, quer teóricas, quer práticas.