Disciplina Curricular
Geometria I G-I
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Matemática > Optativas > 3º ano > 559_Minor em Matemática
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia com Minor em Matemática > Optativas > 3º Ano > 559_Minor em Matemática
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Ambiental com Minor em Matemática > Optativas > 3º Ano > 559_Minor em Matemática
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Expor os alunos a várias geometrias e a diferentes abordagens de uma mesma geometria. Aprofundar os conhecimentos de geometria euclidiana, colocando ênfase na argumentação e dedução.
Programa
1. Sistemas Axiomáticos: os Elementos de Euclides - uma breve referência; sistemas axiomáticos e modelos; a axiomática de Hilbert; geometria neutra e os postulados de paralelismo; geometria euclidiana e geometria hiperbólica. 2. Geometria Euclidiana - uma abordagem analítica: R^n como espaço afim e noções gerais de geometria afim; R^n como espaço afim euclidiano; distâncias e ângulos no espaço afim euclidiano R^n; isometrias, congruências e simetrias; classificação das isometrias de R^2; aplicação dos números complexos ao estudo das isometrias de R^2; classificação das isometrias de R^3; aplicação dos quaterniões ao estudo das isometrias de R^3. 3. O Programa de Erlangen de Klein: grupos de transformações e geometrias; figuras congruentes; invariantes; subgeometrias de uma geometria.
Métodos de ensino e avaliação
Nas aulas teóricas serão tratados os conteúdos presentes no programa, combinando recursos tecnológicos e exposição no quadro. Sempre que oportuno, os alunos serão convidados a intervir na aula de modo a criar uma atmosfera participativa. Nas aulas teórico-práticas, serão propostos exercícios e problemas que os alunos terão de preparar previamente e eventualmente expor, de modo a tirar partido da presença do professor. A avaliação é feita por exame final ou dois testes.