Disciplina Curricular
Genética Animal Aplicada GAApl
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Molecular e Genética > Optativas > 3º Ano > 520_Lic. em Biologia - Ramo BMG (3º Ano) > 1º Semestre
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se apresentar uma introdução à identificação, caracterização e aplicação de marcadores genéticos em Biologia Animal, em particular em estudos de ecologia, evolução, biomedicina e biologia forense.
Programa
Marcadores genéticos usados em estudos de ecologia e evolução, bem como noutras áreas da biologia e biomedicina. Tipos e características de diferentes marcadores. Técnicas usadas na identificação e genotipagem de marcadores, incluindo utilização de enzimas de restricção, PCR e sequenciação (sequenciação de Sanger e “Next Generation Sequencing”). Diferenças entre marcadores em DNA mitocondrial ou nuclear, autossomas e cromossomas sexuais, gDNA e cDNA, eDNA e “barcodes”. Genómica e transcriptómica. Explicação de alguns marcadores comuns, incluindo AFLPs, microssatélites, SNPs. Propriedades relevantes dos marcadores, incluindo limitações no seu desenvolvimento e/ou utilização, hereditariedade, impacto fenotípico, frequências alélicas, co-segregação de marcadores distintos. Aplicação de marcadores genéticos para identificar e estimar a relação entre espécies, populações e indivíduos. Medidas de diversidade e distanciamento genético. “DNA barcodes” e microbiota. Utilização de marcadores em questões de especiação, genética da conservação e em evolução e genética humana. Aplicação de marcadores genéticos para estudar a base genética da variação fenotípica e adaptação. Inferência de genes sobre selecção com base em marcadores moleculares. Mapeamento genético. Testes funcionais de variantes moleculares. Aplicações biomédicas e em genética forense.
Métodos de ensino e avaliação
Na apresentação dos conteúdos serão utilizados ferramentas audio-visuais e métodos que fomentem a participação dos alunos em discussões que estimulem a aprendizagem e o sentido crítico. Nas aulas teórico-práticas serão ainda realizados uma série de exercícios de suporte ao material discutido nas aulas teóricas. As aulas terão lugar quer presencialmente quer por video-conferência, seguindo indicações da FCUL e entendimento com os estudantes do curso. Existe uma página da disciplina nas plataformas Fenix e Moodle onde serão disponibilizados materiais de apoio à aprendizagem, incluindo os diapositivos usados nas aulas, artigos científicos de apoio a estudo autónomo e enunciados de exercícios. A avaliação engloba vários items: um exame intermédio ou “frequência” (15% da nota = 3 valores), um exame final (60% da nota = 12 valores), um trabalho de grupo de elaboração de um projecto (15% da nota = 3 valores), uma apresentação de um artigo científico (5% da nota = 1 valor) e a participação nas aulas (5% da nota = 1 valor). A nota mínima do exame final é de 40%. Face à situação actual de pandemia e à imprevisibilidade que ela acarreta, o os métodos de esino e/ou de avaliação poderão sofrer alterações.