Disciplina Curricular
Termodinâmica e Teoria Cinética TTCin
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Molecular e Genética com Minor em Física > Optativas > 3º Ano > 565_Minor em Física
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Física > Optativas > 3º Ano > 565_Minor em Física
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Este curso oferece uma introdução à física térmica focando-se principalmente na termodinâmica e oferecendo uma breve introdução à teoria cinética dos gases. A apresentação da matéria é lógica e compacta, e a aprendizagem e racionalização dos conceitos nucleares discutidos nas aulas teóricas é complementada por um extenso conjunto de problemas que são integralmente resolvidos nas aulas teórico-práticas. No final do curso os alunos deverão ser capazes de perceber os princípios fundamentais da termodinâmica bem como a sua estrutura formal.
Programa
- Conceitos fundamentais da termodinâmica. Lei zero da termodinâmica. - A primeira lei. Energia interna, trabalho termodinâmico e calor. Experiência de Joule. - A segunda lei. O ciclo de Carnot. Teorema de Carnot. Teorema de Claussius e entropia. A equação fundamental da termodinâmica. Análise de processos irreversíveis. O significado estatístico de entropia. - Potenciais termodinâmicos, relações de Maxwell e coeficientes termodinâmicos. -Termodinâmica de sistemas extensivos. Equação de Euler. Equação de Gibbs-Duhem. - Aplicações. Introdução às transições de fase. Termodinâmica para além do gás ideal: a barra elástica, superfície líquida e sistemas magnéticos. - A terceira lei. Teorema de Nernst e principio da não atingibilidade. - Introdução à teoria cinética dos gases. A distribuição de Maxwell-Boltzmann. Propriedades dos gases.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas, que se dedicam à exposição, discussão e reflexão da matéria, e aulas teórico-práticas que são utilizadas para a resolução e discussão de séries de problemas sobre a matéria dada nas aulas teóricas.Exame final (100%) ou exame final (70%) e realização de dois testes (30%).