Disciplina Curricular
Ecologia das Águas Continentais EACont
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Ambiental > Optativas > Bloco A ou B > 521_Lic. em Biologia-Ramo BA (3º Ano/1º Sem) - BLOCO A
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Este curso fornece uma perspectiva geral da estrutura e funcionamento dos sistemas dulciaquícolas. Ao terminar este curso os alunos deverão: - Compreender os principais processos físicos e químicos que caracterizam os sistemas dulciaquícolas - Conhecer a composição e estrutura das principais comunidades auto e heterotróficas que colonizam os sistemas dulciaquícolas - Comprender os processos biológicos que influenciam o funcionamento dos sistemas dulciaquícolas - Compreender os principais impactos das actividades humanas sobre os sistemas dulciaquícolas - Possuir uma perspectiva geral das metodologias de amostragem e quantificação dos habitats e comunidades biológicas dulciaquícolas
Programa
Este curso fornece uma perspectiva geral da estrutura e funcionamento dos sistemas dulciaquícolas, através da abordagem dos seguintes tópicos: - Hidrologia, características fisico-químicas e fluxos de energia em rios e lagos - Composição e estrutura das comunidades de macrófitos, perifiton, fito e zooplancton, macroinvertebrados e peixes, em rios e lagos - Processos biológicos importantes no funcionamento de rios e lagos: deriva, dispersão, cadeias tróficas, herbivoria, predação e relações competitivas - Alterações antrópicas da estrutura e funcionamento dos sistemas dulciaquícolas
Métodos de ensino e avaliação
Sessões teóricas sobre os tópicos e problemas a analisar e demonstrações práticas de trabalho de campo, e laboratório. Serão ainda prestados esclarecimentos aos alunos durante a execução dos seus trabalhos. Os alunos são avaliados com base num seminário sobre um tópico actual em ecologia de sistemas aquáticos continentais (50%) e num exame final (50%). A lista de temas para seminário é apresentada no início do curso. Os alunos poderão sugerir temas adicionais, que serão sujeitos a aprovação pelo docente. Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações.