Disciplina Curricular
Perspetivas em Investigação e Desenvolvimento PID
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Molecular e Genética com Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 564_Minor em Química
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 564_Minor em Química
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia com Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 564_Minor em Química
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Apresentar desenvolvimentos relevantes da Química e da Bioquímica contemporâneas tanto a nível de estudos fundamentais como tecnológicos; aprofundar a percepção dos alunos sobre a importância da Química e da Bioquímica para a nossa sociedade, sublinhando a interdisciplinaridade entre as várias áreas; apresentar algumas vias profissionais no âmbito da Química, da Química Tecnológica e da Bioquímica. Atitude de assistência a conferências e a produção de um painel sobre um tema científico são, também, competências a desenvolver.
Programa
São apresentados seminários sobre vários temas a destacar: Química, Ciência e Vida; O carbono ao serviço da sustentabilidade; Da ideia ao projeto: como desenvolver um tema de investigação de sucesso; Perspectivas de carreira em Química.
Métodos de ensino e avaliação
Seminários convidados sobre temas, projetos científicos e tecnológicos e perspectivas de carreira em Química. A avaliação será composta por 2 partes: 1- Produção de um painel (Poster) escolhido por um grupo de 3 estudantes, aprovado previamente, a realizar e entregar durante o período de aulas (75% da classificação do grupo), avaliado por um painel de docentes. 2- Questionários sobre os seminários dados (25% da clasiificação)