2024/2025

Objetivos


As Competências Transversais são uma componente fundamental da formação. Embora a sua definição não seja estanque, elas tendem a estar associadas a duas vertentes:

a) Desenvolvimento de uma visão mais alargada relativamente a aspetos da ciência ou da sociedade;
b) Desenvolvimento de competências sócio emocionais e comportamentais, como por exemplo, gestão de tempo, assertividade, iniciativa, trabalho em equipa, planeamento ou tolerância ao stress. A designação “transversais” advém de serem competências necessárias ao bom desempenho profissional, independentemente da formação de base. São assim complementares à formação científica, necessária ao exercício de uma profissão.

Estas competências, por terem uma grande importância no modo como as pessoas abordam as situações, são extremamente valorizadas pelos empregadores. Por vezes, é utilizada a expressão soft skills como equivalente a Competências Transversais, sobretudo no contexto do mercado de trabalho.

Aqui encontra toda a oferta formativa que Ciências disponibiliza aos seus alunos na área das Competências Transversais. A informação está organizada em função da natureza da formação (Unidades Curriculares vs. Formação e outras iniciativas) e, dentro destas categorias, por ciclo.


1.º ciclo

As unidades curriculares na área do desenvolvimento de competências transversais estão agrupadas em 4 categorias:

  • Unidades Curriculares da área científica “Formação Cultural, Social e Ética (FCSE)” sem uma subárea científica definida (FCSE-pura); 
  • Unidades Curriculares da área científica “Formação Cultural, Social e Ética (FCSE)”com uma subárea científica definida;
  • Unidades Curriculares da área científica “História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia (HFCT)”;
  • Unidades Curriculares da área científica “Ciências Empresariais, da Gestão e da Organização (CEGO)”;
Todas as Licenciaturas de Ciências devem obedecer às seguintes regras no que diz respeito às Unidades Curriculares de “Competências Transversais”:

1) Os alunos têm obrigatoriamente de realizar 12 ECTS em:

a. Pelo menos 6 ECTS em UC’s de Competências Transversais das áreas científicas CEGO, HFCT e FCSE sem subárea científica definida;
b. Até 6 ECTS em UC’s da área científica FCSE, qualquer que seja a subárea da mesma, selecionadas para o efeito pelo coordenador do curso e aprovadas pela Direção. Alternativamente podem também ser realizadas, neste grupo, UC’s de uma área científica que não seja a fundamental do ciclo de estudos (com aprovação da Coordenação do curso e da Direção).

2) Nos ramos de MINOR, só são obrigatórios os 6 ECTS considerados na alínea a. do ponto anterior.


2.º ciclo e 3.º ciclo

Ao nível do 2.º e 3.º ciclos a oferta de competências transversais está centrada na promoção do conhecimento pela prática.

Em diferentes cursos de doutoramento são ainda introduzidos módulos ou atividades formativas dentro da área das Competências Transversais.


Uma vez que o conjunto das unidades curriculares de Competências Transversais não pertencem a um único Departamento, “atribui-se a figura do Coordenador das Competências Transversais” à Subdiretora da Área Académica.

Coordenadores

Guiomar Gaspar de Andrade Evans