Disciplina Curricular

Mindset Empreendedor MEmp

Curso Livre em Competências Transversais - 1_Competências Transversais

Contextos

Grupo: 1_Competências Transversais > Unidades Curriculares > 2º ciclo > UC's da área de Ciências Empresariais, da Gestão e da Organização (CEGO)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O principal objetivo desta UC é consciencializar os alunos para a necessidade de conectar o conhecimento científico ao mundo e sociedade. Assim, os alunos são desafiados a desenvolver uma ideia de negócio ou intervenção social baseado numa problemática identificada na comunidade científica (através de artigos de revisão, palestras, outras UC que tenham frequentado e cuja temática lhes desperte interesse, etc). A solução encontrada não tem de ser funcional, mas o desenvolvimento de um protótipo que permita o público-alvo entender e interagir com a solução encontrada é crucial durante o semestre. Além disso, os grupos de trabalho terão de desenhar e executar uma estratégia de validação da sua solução, o que envolve necessariamente contacto com os seus potenciais clientes/utilizadores, validação/descarte de hipóteses e reestruturação da estratégia inicial. Além disso, os alunos são individualmente colocados em situações que lhes permitam desenvolver capacidades oratórias e defender os seus pontos de vista perante cenários adversos.

Programa

● O Método de Alex Osterwalder – Business Model Canvas e Value Proposition Canvas ● Emprego versus negócio. Empreendedorismo versus TTC. A indústria vs a Universidade. Conceitos e definições base. Ferramentas de gestão e técnico-científicas. ● A valorização económica do conhecimento técnico-científico. ● Inovação e o processo de desenvolvimento de novos produtos. ● O Cliente, o Utilizador e o Influenciador. ● Conceito de valor na exploração/comercialização de novos produtos. ● Avaliação da atratividade de oportunidades de negócio: Curvas de valor. ● Testar e Validar Hipóteses: Estratégia e Ferramentas ● Comunicação com o cliente. ● Análise de Mercado. Análise da Indústria. ● Debates sobre temas da atualidade ● Parcerias. ● Tipos de modelos de negócio. ● Principais fontes de Custos. Fontes de receita. Projeções financeiras. ● Fontes de capital: 3Fs, business angels, capital de risco, banca: Risco versus benefícios. ● Como se abre uma empresa, afinal? ● Plano de Acão: objetivos – pressupostos – milestones. ● Marketing: Introdução e ferramentas. ● O valor da minha ideia ● Proteção da propriedade intelectual/patentes. O código de PI da ULisboa ● Comunicação efetiva: A arte de comunicar ciência.

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação desta disciplina é contínua, no decorrer do semestre, sem exames finais. Os resultados serão mesuráveis essencialmente pela forma de trabalhos orais, debates e intervenções nas aulas, desenvolvimento de competências pessoais e profissionais e evolução de aprendizagem. O projeto principal a desenvolver pelos alunos será avaliado através de apresentações intermédias e apresentação final bem como a entrega dos documentos a ele associados (Executive Summary, BMC, entrevistas e landing page, dados extra...).

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2 Semestre