Disciplina Curricular
Computadores e Sociedade CS
Curso Livre em Competências Transversais - 1_Competências Transversais
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Confrontar os estudantes com problemas éticos, legais e sociais decorrentes da disseminação das tecnologias informáticas. O estudante é encorajado a desenvolver o seu pensamento crítico e sentido de responsabilidade e a lidar com a regulamentação europeia e os códigos de deontologia profissional. Espera-se que no final do semestre, o estudante seja capaz de analisar uma situação real simples e construir uma argumentação fundada em dados e estudos.
Programa
1. Introdução. 2. Temas e Problemas das racionalidades algorítmicas e programadas. Filosofia da tecnologia para o desenvolvimento e potenciação da saúde e do desempenho do corpo e da mente (enhancement) e deliberações epistemologicas, éticas para políticas públicas. Tecnologia íntima e a tecnização do corpo humano. Avatares. Problemas e desafios dos >Big Data< e da Inteligência Artificial para as ciências e sociedades contemporâneas. 3. Mente e Tecnologia Na sequência da investigação sobre a mente e a Inteligência Artificial, confrontamo-nos com a questão sobre se a mente não é mais do que um computador sofisticado. Esta questão e as suas implicações serão discutidas. 4. Fundamentação Ética Porque precisamos duma ética? Os imperativos categórico e energético. Ética e Lei. Códigos profissionais. Estudo de casos: propriedade intelectual e decisões judiciais; hacking; roubo de identidade; robótica e empregos. Liberdade de expressão. Responsabilidade individual pensamento crítico.
Métodos de ensino e avaliação
Colocação de problemas, análise e discussão das soluções. Três curtos ensaios sobre questões colocadas ao longo do semestre.