Disciplina Curricular
Ciência e Cultura CCul
Curso Livre em Competências Transversais - 1_Competências Transversais
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Ciência como fenómeno social e cultural. Discussão de aspectos das interações entre ciência, cultura e sociedade, do século XVII ao século XXI. A representação da ciência e dos cientistas na literatura (romance, ficção, divulgação científica, banda desenhada), cinema, teatro e pintura.
Programa
Introdução - Apresentação do programa, bibliografia e avaliação. Ciência e Iluminismo (século XVIII) - Revolução na química e revolução francesa: Jacques Louis-David, Antoine-Laurent Lavoisier e Marie-Anne Paulze Lavoisier. - A peça de teatro Oxygen de Carl Djerassi e Roald Hoffman a Revolução na química Ciência e romantismo (século XIX) - Mary Shelley e Frankenstein ou o Moderno Prometeu. Aspectos da cultura científica no século XIX. - Ciência e popularização da ciência. Júlio Verne, ciência popular e A Volta ao Mundo em 80 dias. Ciência no século XX - - Albert Einstein e Marie Curie, cientistas como figuras públicas. A imagem do cientista e da ciência na cultura popular. Mitos na ciência. Ciência e género. - Ciência e banda desenhada: Hergé, Tintim, a representação dos cientistas e a ciência no período da Guerra Fria. Big Science. Ciência no século XXI - Antropoceno e os desafios atuais para a humanidade e para o planeta Terra. Dicotomia entre natureza e cultura.
Métodos de ensino e avaliação
Trabalhos de grupo nas aulas TP (30%) Trabalho a meio do semestre (individual ou de grupo) (30%) Exame final (40%)