Disciplina Curricular

Ciência e Cultura CCul

Curso Livre em Competências Transversais - 1_Competências Transversais

Contextos

Grupo: 1_Competências Transversais > Unidades Curriculares > 1º ciclo > UC's da área de História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia (HFCT)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Ciência como fenómeno social e cultural. Discussão de aspectos das interações entre ciência, cultura e sociedade, do século XVII ao século XX. A representação da ciência e dos cientistas na literatura (romance, ficção, divulgação científica, banda desenhada), cinema, teatro e pintura.

Programa

Introdução - Apresentação do programa, bibliografia e avaliação. Ciência e Iluminismo (século XVIII) - Revolução na química e revolução francesa: Jacques Louis-David, Antoine-Laurent Lavoisier e Marie-Anne Paulze Lavoisier. - A peça de teatro Oxygen de Carl Djerassi e Roald Hoffman a Revolução na química Ciência e romantismo (século XIX) - Mary Shelley e Frankenstein ou o Moderno Prometeu. Aspectos da cultura científica no século XIX. - Ciência e popularização da ciência. Júlio Verne, ciência popular e A Volta ao Mundo em 80 dias. Ciência no século XX - - Albert Einstein e Marie Curie, cientistas como figuras públicas. A imagem do cientista e da ciência na cultura popular. Mitos na ciência. Ciência e género. - Einstein, Eddington e o Eclipse: uma novela gráfica. Cruzamentos entre ciência, religião, política e impérios coloniais. O Observatório Astronómico de Lisboa e os seus astrónomos. - Ciência e banda desenhada: Hergé, Tintim, a representação dos cientistas e a ciência no período da Guerra Fria. Big Science. Ciência no século XXI - Antropoceno e os desafios atuais para a humanidade e para o planeta Terra. Dicotomia entre natureza e cultura. Bibliografia: Carl Djerassi, Roald Hoffman, Oxygen (2001) Mary Shelley, Frankenstein ou o moderno Prometeu (1818) Jules Verne, A Volta ao mundo em 80 dias (1873) Hergé, O caso Girassol (1956) Ana Simões, Ana Matilde Sousa, Einstein, Eddington e o Eclipse. Impressões de Viagem/ Einstein, Eddington and the Eclipse. Travel Impressions (2019) Livros indicados no programa, disponibilizados no moodle, assim como apontamentos e os powerpoints das aulas.

Métodos de ensino e avaliação

Participação nas aulas (50%): presença, participação oral nas discussões e entrega de 4 comentários escritos de ½ página realizados em grupos. Dois testes obrigatórios (50%). Se no primeiro teste o aluno tiver uma nota inferior a 8 valores, no segundo teste/exame será avaliado sobre toda a matéria e a nota final será a nota do segundo teste/exame. Se no primeiro teste o aluno tiver uma nota superior ou igual a 8, há duas hipóteses: segundo teste sobre a matéria dada após o primeiro teste, sendo a nota final dos testes a média dos dois testes; segundo teste/exame sobre toda a matéria e a nota final será a nota do segundo teste/exame. Em princípio os testes/exames serão compostos de 4 perguntas de desenvolvimento, tendo o aluno que responder a 3. Dependendo do número de alunos inscritos os testes/exames poderão ser diferentes, sendo substituídas algumas perguntas de desenvolvimento por perguntas de resposta múltipla. Nesta disciplina pretende-se que o aluno fique com a avaliação concluída no final do semestre, no dia a seguir à última aula. Finalmente, haverá uma data de exame (2º exame), a usar só em casos excepcionais, para todos aqueles que não tenham tido positiva ou queiram subir a nota. Para os que não tiveram nota positiva, a nota final será a média da participação (20%) e da nota do exame (80%); para aqueles que tiveram nota positiva e que fizeram o exame (melhoria), a nota final será a média da participação (20%) com a melhor das duas notas (média dos dois testes/1º exame ou 2º.exame) Exame Final: data, sala e hora a marcar.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1 Semestre