Disciplina Curricular

Computadores e Sociedade CS

Curso Livre em Competências Transversais - 1_Competências Transversais

Contextos

Grupo: 1_Competências Transversais > Unidades Curriculares > 1º ciclo > UC's da área de História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia (HFCT)

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Confrontar os estudantes com problemas éticos, legais e sociais decorrentes da disseminação das tecnologias informáticas. O estudante é encorajado a desenvolver o seu pensamento crítico e sentido de responsabilidade e a lidar com a regulamentação europeia e os códigos de deontologia profissional. Espera-se que no final do semestre, o estudante seja capaz de analisar uma situação real simples e construir uma argumentação fundada em dados e estudos.

Programa

Introdução 1. Temas e Problemas das racionalidades algorítmicas e programadas. Filosofia da tecnologia para o desenvolvimento e potenciação da saúde e do desempenho do corpo e da mente (enhancement) e deliberações epistemologicas, éticas para políticas públicas. Tecnologia íntima e a tecnização do corpo humano. Avatares. Problemas e desafios dos >Big Data< e da Inteligência Artificial para as ciências e sociedades contemporâneas. 2. Mente e Tecnologia Introdução do problema Mente-Tecnologia e a importância do computer functionalism. IA, Consciência e Super-Inteligência. O Problema do Mind-Uploading. 3. Tecnologia e Sociedade Questões éticas, sociais e políticas decorrentes do surgimento de novas tecnologias, em particular tecnologias da informação e comunicação (TIC) e tecnologias do genoma. Mecanismos europeus de apoio à decisão política em questões de ciência, tecnologia e inovação. Processos e instrumentos de decisão política para gerir as questões levantadas pela implementação e uso da tecnologia. 4. Fundamentação Ética Porque precisamos duma ética? Os imperativos categórico e energético. Ética e Lei. Códigos profissionais. Que fazer numa situação de necessidade duma resposta ética? Estudo de casos: propriedade intelectual e decisões judiciais; hacking; roubo de identidade; robótica e empregos. Responsabilidade individual pensamento crítico.

Métodos de ensino e avaliação

Colocação de problemas, análise e discussão das soluções. Três curtos ensaios sobre questão colocadas ao longo do semestre.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1 Semestre