Disciplina Curricular

Controvérsias Científicas CCien

Curso Livre em Competências Transversais - 1_Competências Transversais

Contextos

Grupo: 1_Competências Transversais > Unidades Curriculares > 1º ciclo > UC's da área de História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia (HFCT)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Desenvolver o pensamento crítico e lógico dos estudantes e a sua capacidade de argumentação.

Programa

1. Introdução: panorâmica do estudo das controvérsias; instrumentos de análise de controvérsias; o paradoxo como a controvérsia em microescala. 2. Pode-se provar experimentalmente a Lei de Inércia? Coelho (2007), Kalman (2009), Martins (2012). 3. O que é real na composição das forças, as componentes ou a resultante? Cartwright (1980), Creary (1981), Cartwright (1983). Desenvolvimentos até 2020. 4. F=ma é segunda lei de Newton ou não? Pourciau (2011), Nauenberg (2011), Pourciau (2012). Desenvolvimentos até 2018. 5. Controvérsia Leibniz-Clarke 5.1 Temáticas: os princípios de Leibniz; os conceitos de espaço e tempo; leis de conservação; percepção humana. 5.2 Os problemas principais: movimento relativo e absoluto; experiências de vácuo; choque de corpo; átomos; os conceitos de matéria, espaço e tempo. 5.3 Reconstrução lógica dos sistemas de Leibniz e Clarke. 5.4 Desenvolvimentos até 2017. 6. A energia existe ou não? As controvérsias: 6.1 Mayer-Joule; 6.2 Tyndall-Thomson e Tait; 6.3 Boltzmann-Ostwald. 6.4 Desenvolvimentos até 2020. 7. Debates Bohr-Einstein. 7.1 Trabalhos de Bohr, Einstein, de Broglie e Heisenberg anteriores a 1927. 7.2 A origem da equação de Schrödinger. 7.3 Os temas do debate Bohr-Einstein.

Métodos de ensino e avaliação

Participação na discussão e resolução de questões ou trabalho individual, com apresentação e discussão.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1 Semestre