Disciplina Curricular
Pensamento Crítico PCri
Curso Livre em Competências Transversais - 1_Competências Transversais
Contextos
Grupo: 1_Competências Transversais > Unidades Curriculares > 1º ciclo > UC's da área Formação Cultural, Social e Ética (FCSE) > FCSE puras
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecer e compreender as metodologias de reconhecimento do raciocínio falacioso e da elaboração do raciocínio válido.
Programa
Introdução O que é, donde vem e para que serve o pensamento crítico. 1. Falácias Há raciocínios que parecem correctos, mas não são. Como se detectam? Falácias da literatura. Como têm sido sistematizadas. Forma sistemática de deteçao de falácias. 2. Argumentação Há sequências raciocinativas que são válidas. Estas importam conhecer. Sequências argumentativas de uso frequente. Como construir novas sequências raciocinativas. 3. Aplicação do pensamento crítico à ciência O mesmo fenómeno e diferentes explicações. O mesmo fenómeno e diferentes algoritmos. Divergências na ciência: conceitos e princípios.
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação: ou dois testes (80%) ou dois trabalhos (80%) e 10 questões em 10 semanas (20%); ou exame final.