Disciplina Curricular

Pensamento Crítico PCri

Curso Livre em Competências Transversais - 1_Competências Transversais

Contextos

Grupo: 1_Competências Transversais > Unidades Curriculares > 1º ciclo > UC's da área de História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia (HFCT)

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Proporcionar aos estudantes as metodologias de reconhecimento do raciocínio falacioso e da elaboração do raciocínio válido.

Programa

Introdução O que é, donde vem e para que serve o pensamento crítico. 1. Falácias Há raciocínios que parecem correctos, mas não são. Como se detectam? Falácias da literatura. Como têm sido sistematizadas. Forma sistemática de deteçao de falácias. 2. Argumentação Há sequências raciocinativas que são válidas. Estas importam conhecer. Sequências argumentativas de uso frequente. Como construir novas sequências raciocinativas. 3. Aplicação à ciência e matemática O mesmo fenómeno e diferentes explicações. O mesmo fenómeno e diferentes algoritmos. A presunção da explicação matemática. Divergências na ciência: conceitos e princípios.

Métodos de ensino e avaliação

Aprendizagem baseada na colocação de problemas e discussão das propostas de solução. Avaliação: dois testes durante o semestre ou exame final.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 2 Semestre