Disciplina Curricular

Empreendedorismo em Ciências ECie

Curso Livre em Competências Transversais - 1_Competências Transversais

Contextos

Grupo: 1_Competências Transversais > Unidades Curriculares > 1º ciclo > UC's da área de Ciências Empresariais, da Gestão e da Organização (CEGO)

Período:

Grupo: 1_Competências Transversais > Unidades Curriculares > 1º ciclo > UC's da área de Ciências Empresariais, da Gestão e da Organização (CEGO)

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O principal objetivo desta UC é colocar alunos do 1º ciclo de estudos em contacto com o mundo do Empreendedorismo e Inovação. Segue-se uma abordagem em que os alunos são confrontados com crenças associadas à criatividade e à sua própria capacidade de criar soluções para o mundo, desafiando-os a desenvolver uma ideia de negócio para responder a uma problemática à escolha do grupo. Esta problemática não tem de ter uma validação funcional efetiva, sendo objetivo do exercício que os alunos desenvolvam a capacidade de utilizar as ferramentas apresentadas ao longo do semestre em qualquer ideia que venham a desenvolver nas suas vidas profissionais. Os grupos são idealmente constituídos por alunos de diferentes cursos/escolas, crucial para a troca de experiências e perspetivas que esta UC se propõe a proporcionar.

Programa

● Emprego versus negócio. Conceito de empreendedorismo. Competências empreendedoras. Inter e Intraempreendedorismo. Empreendedorismo social e económico. Startups Versus PMEs. ● Inovação e os seus diversos modelos - Conceito de Inovação. ● Blue Ocean Strategy. Inovação radical e incremental. Outros modelos de inovação. ● WORKSHOP em Design Thinking ● Pensamento criativo e disruptivo - Design Thinking como ferramenta. Conceito de disrupção tecnológica. Desenvolvimento de produto. O método do Design Thinking. MVP e pivotação ● Introdução ao Business Model Canvas (BMC) - Construção de modelos de negócios. Tipologias de Modelos de Negócio. ● Proposta de valor. Segmentos de clientes e formulários de hipóteses. ● Princípios de Gestão E Finanças. Conceito de custos, rendimentos e investimento. Parceiros, Recursos e Atividades Chave. ● Gestão de Comunicação. Comunicação de ciência. Comunicação profissional. Comunicação pessoal. ● Pitching e a arte de convencer.

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação das aulas é contínua, ao longo do semestre, não existindo exames finais. Todos os alunos deverão frequentar pelo menos 9 aulas e estar presentes em todas as avaliações formais durante as aulas. Os resultados serão essencialmente mensuráveis ​​sob a forma de trabalhos orais, debates e intervenções nas aulas, desenvolvimento de competências pessoais e profissionais e evolução da aprendizagem. O projeto principal a desenvolver pelos alunos será avaliado através de apresentações intermédias e apresentação final.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre