Disciplina Curricular

Inovação e Empreendedorismo IEmp

Curso Livre em Competências Transversais - 1_Competências Transversais

Contextos

Grupo: 1_Competências Transversais > Unidades Curriculares > 2º ciclo > UC's da área de Ciências Empresariais, da Gestão e da Organização (CEGO)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Constituem objectivos principais da unidade curricular o conhecimento e os conceitos  sobre os princípios e metodologias da inovação e as bases do empreendedorismo como  forma de geração de valor económico.  Assim, inclui-se numa abordagem inicial a desdramatização de alguns tabus existentes  na sociedade actual sobre tópicos relevantes como a inovação, intra- e inter-  empreendedorismo, criação do próprio emprego, e ferramentas profissionais e pessoais  técnico científicas e de gestão ao mesmo tempo que se concede aos alunos uma  perspectiva histórica da evolução da destas temáticas no seio académico Português.   A comparação com as sociedades mais desenvolvidas nestas temáticas é utilizada  como estimulo e referência para a aprendizagem dos conceitos. A aprendizagem é  efectuada via experimentação directa e os projectos K2B incluídos nos conteúdos  programáticos são a ferramenta para atingir a globalidade dos objectivos da disciplina. 

Programa

Learning by doing - K2B teams Casos de estudo Transferência de Tecnologia Inovação Empreendedorismo e soft skills. Pitching

Métodos de ensino e avaliação

A principal metodologia a utilizar nesta disciplina é a learning by doing.Irão ser criados grupos de 4-5 alunos que serão a K2BTeams (Knowledge to (2) Business teams). O objectivo deste projecto é o de focar a atenção em biotecnologias que estão ainda dentro das universidades e avaliar o seu potencial de mercado. Alternativamente os alunos poderão desenvolver um projecto de sua autoria e desenvolve-lo com o mesmo objectivo de avaliar o seu potencial e percurso até ao mercado. Em adição, serão realizadas várias apresentações e entregas de trabalhos que permitirão concluir a avaliação final. Os resultados serão mesuráveis essencialmente pela forma de trabalhos orais e escritos, debates e intervenções nas aulas.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 2 Semestre