Disciplina Curricular

Inovação e Empreendedorismo IEmp

Curso Livre em Competências Transversais - 1_Competências Transversais

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O principal objetivo desta UC é ajudar os alunos a enquadrar os seus projetos de doutoramento (ou outras ideias do seu interesse) num contexto que lhes permita aproximar a sociedade das suas áreas de estudo. Além disso, a crescente dificuldade de financiamento por fontes mais tradicionais levanta a necessidade de pesquisa de fontes alternativas de investimento. É nesse contexto que é desenvolvido com os alunos durante o semestre um plano de validação financeira e estratégia de investimento. Estes projetos podem ser realizados em grupo, ou perante opção dos estudantes, individualmente. É uma UC em regime de tutoria, pelo que apesar de existirem aulas programas, os alunos são livres de não estar presentes (física ou virtualmente) em todas, recorrendo a sessões 1 para 1 com os professores. A exceção a esta questão relaciona-se com a apresentação formal dos projetos, em que os alunos devem fazer um pitch em que apresentam o seu projeto.

Programa

● Consciencialização dos estudantes para a realidade da transferência de tecnologia da universidade para o mercado ● Exploração de várias vertentes da pesquisa de mercado e empreendedorismo tecnológico, proporcionando competências de gestão e técnicas ● Promoção da execução de projetos orientados para o mercado nas Universidades Portuguesas ● Criação de uma cultura empreendedora e crítica, explorando as suas capacidades, competências e falhas pessoais e profissionais ● Análise dos processos de criação de valor acrescentado para a investigação dos PI envolvidos e das instituições envolvidas ● Exploração de ferramentas úteis e valiosas na criação de negócios (Business Model Canvas, Value Proposition Canvas) ● Aplicação dos conceitos de Pensamento e Análise Funcional a projetos científicos

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação desta disciplina é contínua, no decorrer do semestre, sem exames finais. Os resultados serão mesuráveis essencialmente pela forma de trabalhos orais, debates e intervenções, desenvolvimento de competências pessoais e profissionais e evolução de aprendizagem.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre