Disciplina Curricular

Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia EITT

Doutoramento Bolonha em Engenharia Física - 2_DEngFis201819

Contextos

Grupo: 2_DEngFis201819 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 90_Doutoramento em Eng. Física - CEGO

Período:

Grupo: 2_DEngFis201819 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 90_Doutoramento em Eng. Física - CEGO

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Constituem objectivos principais da unidade curricular o conhecimento e os conceitos sobre os princi?pios e metodologias da inovac?a?o e as bases do empreendedorismo como forma de gerac?a?o de valor econo?mico. Assim, inclui-se numa abordagem inicial a desdramatizac?a?o de alguns tabus existentes na sociedade actual sobre to?picos relevantes como a inovac?a?o, intra- e inter- empreendedorismo, criac?a?o do pro?prio emprego, e ferramentas profissionais e pessoais te?cnico cienti?ficas e de gesta?o ao mesmo tempo que se concede aos alunos uma perspectiva histo?rica da evoluc?a?o da destas tema?ticas no seio acade?mico Portugue?s. A comparac?a?o com as sociedades mais desenvolvidas nestas tema?ticas e? utilizada como estimulo e refere?ncia para a aprendizagem dos conceitos. A aprendizagem e? efectuada via experimentac?a?o directa e os projectos K2B inclui?dos nos conteu?dos programa?ticos sa?o a ferramenta para atingir a globalidade dos objectivos da disciplina.  

Programa

Apresentac?a?o da disciplina. K2BTEAMS –learn by doing. Escolha dos projectos K2B e grupos de trabalho. Emprego versus nego?cio. Empreendedorismo versus transfere?ncia de Tecnologia. A valorizac?a?o econo?mica do conhecimento te?cnico-cienti?fico. A indu?stria versus a Universidade. Conceitos e definic?o?es base. Ferramentas de gesta?o e te?cnico-cienti?ficas. Soft skills e vantagem no mercado actual. Inovac?a?o e o processo de desenvolvimento de novos produtos. O processo from bench to market. O Plano de nego?cios – a meta final. Caso de Estudo: FreshTEC: Revolutionizing Fresh Produce. Apresentac?a?o, debate e conclusa?o. Proposta de valor. Conceito de valor na explorac?a?o/comercializac?a?o de novos produtos. Avaliac?a?o da atractividade de oportunidades de nego?cio. Protecc?a?o da propriedade intelectual/patentes. Caso de estudo: FACEBOOK. Apresentac?a?o, debate e conclusa?o. Ana?lise de Mercado. Mercado e nicho de mercado. Utilizadores e Clientes. Competidores. Ana?lise da Indu?stria. Ana?lise SWOT: apresentac?a?o do conceito e casos de estudo. Debate sobre uma SWOT de um nego?cio actual. Visa?o e Missa?o. Plano de acc?a?o: objectivos – pressupostos – milestones. Capacidades e compete?ncias. Modelo de nego?cio. A cadeia de valor e a segmentac?a?o. Projecc?o?es financeiras. Risco versus benefi?cios. Fontes de capital: 3Fs, business angels, capital de risco, banca. O Plano de nego?cios – decisa?o final. Pitching. A arte de "convencer". A capacidade de vender um sonho: Pitch individual – te?cnicas de angariac?a?o de capital e clientes. Viver os sonho do empreendedor. Semina?rios (2-3) proferidos por especialistas nas mate?rias do curso a definir anualmente.

Metodologia de avaliação

A principal metodologia a utilizar nesta disciplina e? a learning by doing. Complementarmente, sera? tambe?m utilizada a metodologia de aprendizagem via estudo dina?mico de casos de estudo reais (Harvard Business School case studies). Nesta metodologia, os alunos aprendem por realizac?a?o real e directa do processo de transfere?ncia de tecnologia, utilizando as ferramentas da Inovac?a?o e Empreendedorismo como vei?culos para o sucesso. Os alunos sera?o avaliados continuamente atrave?s dos resultados que forem demonstrando ao longo da disciplina. Estes resultados sera?o mensura?veis essencialmente sob a forma de trabalhos orais e escritos, debates e intervenc?o?es nas aulas. Ao longo do semestre, e no decorrer das aulas da disciplina, sera?o ainda avaliadas continuamente as seguintes caracteri?sticas dos alunos: a)  capacidade de comunicac?a?o com clareza e concisa?o b)  capacidade interventiva e argumentativa c)  demonstrac?a?o de aprendizagem e evoluc?a?o d) assiduidade Aprovac?a?o com classificac?a?o ≥ 9,5 (0-20).

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre