Lista de Teses defendidas

lista das Teses defendidas está disponível para consulta.



Com o 3.º ciclo em Engenharia Física (EF), a FCUL pretende formar um conjunto de profissionais competentes e motivados para servir a sociedade. Embora a Faculdade não deva polarizar esta formação de modo a servir os seus interesses diretos a nível da I&D que realiza - os dois objetivos intersectam-se todavia, pois certamente muitos doutoramentos serão feitos no âmbito das suas unidades.

Não se trata certamente de um ciclo de estudos orientado para um grande número de estudantes. Refira-se todavia que ele poderá atrair à escola candidatos de todas as formações que se projetem nas áreas (afins) da física aplicada, da física tecnológica ou da própria EF.

Sendo a temática da medida de grandezas físicas em qualquer domínio coberto pela ação da FCUL uma temática natural da EF, a FCUL pretende que este ciclo possa ser usado transversalmente para articular a área da física com as demais, designadamente as ciências da vida, as ciências da Terra e a própria química, deste modo beneficiando de um cada vez maior espectro de aplicações.

A necessidade de privilegiar o sector dos bens transacionáveis irá despertar a atenção para as tecnologias "materiais" - por oposição às tecnologias imateriais, como o software, quase as únicas alvo de políticas públicas, pelo menos nos últimos 15 anos. A constante de tempo desta recentragem é desconhecida, podendo fazer renascer a necessidade de "fazer em Portugal", com participação de mais empresas nacionais em mais fases das diversas cadeias de valor industriais.

O percurso de formação de um estudante deste programa pode ser diversificado, função dos seus interesses e competências prévias, bem como das oportunidades de financiamento ou contextos aplicacionais ou de mercado. A FCUL está comprometida estrategicamente a manter a diversidade de tais percursos através de uma filosofia de parcerias (já estabelecidas e a estabelecer) que se mobilizarão em torno do aluno, beneficiando a FCUL e as unidades de I&D que acolhem e orientam, conjugada com necessidade de racionalizar a oferta formativa na área da região de Lisboa e com a intenção de se internacionalizar neste domínio através de iniciativas Erasmus ou equivalentes no domínio geral da física aplicada.

Este 3º ciclo beneficia da existência na FCUL de um forte conhecimento da maior parte das áreas fundamentais que servem de base à EF, constituindo uma reserva de orientação e de apoio ímpar. Beneficia ainda, ao nível do conjunto das aplicações, de uma intervenção efetiva da Faculdade nos sectores aeroespacial e da astrofísica, nas grandes infraestruturas científicas internacionais (designadamente ESA, ESO e CERN, ESRF), no sector da metrologia e na capacidade de ligação com a indústria (designadamente associada ao grupo de óptica e lasers do ex-INETI). As iniciativas no desenvolvimento da instrumentação (ESA e ESO) existem, várias estão em implementação, outras em preparação (ELI), constituindo oportunidades de formação dos futuros doutorandos em EF.


Departamento Responsável

Departamento de Física


Candidaturas

As informações relativas às candidaturas (nomeadamente vagas, prazos e instruções) podem ser consultadas no Portal de Ciências:


Acreditação e Registo

N.º do ProcessoDecisãoN.º de anos de AcreditaçãoData da Decisão
NCE/10/01461Acreditado630-06-2011
ACEF/1516/1001461
ACEF/2122/1001461
Acreditado
Acreditado
6
6 (a partir de 31-07-2022)
10-10-2017
01-03-2023

Registo inicial: R/A-Cr 113/2011, de 31-08-2011
Registos de alteração: R/A-Cr 113/2011/AL01, de 22-09-2014 | R/A-Cr 113/2011/AL02, de 22-08-2016 | R/A-Cr 113/2011/AL03, de 07-11-2018


Publicação em Diário da República

Alteração (estrutura curricular e plano de estudos) - Despacho n.º 12074/2018

Alteração (estrutura curricular e plano de estudos) - Despacho n.º 12608/2016

Alteração (estrutura curricular e plano de estudos) - Despacho n.º 13317/2014

Criação - Despacho n.º 2797/2012

Língua de Ensino

Português. Caso haja pelo menos um aluno que não entenda Português, as aulas serão lecionadas em Inglês.


Contactos

Informações sobre candidaturas e processos académicos
doutoramentos@ciencias.ulisboa.pt

(antes de enviar o seu e-mail, verifique se a pergunta que vai colocar já se encontra respondida no Portal de Ciências; ver também informação sobre Estudantes Internacionais)

Coordenação do curso
DEF.coordenacao@ciencias.ulisboa.pt

Departamento
Departamento de Física