Disciplina Curricular

Projeto de Investigação PInvest

Doutoramento Bolonha em Engenharia Física - 1_DEngFis 2015/16 a 2018/19

Contextos

Grupo: 1_DEngFis 2015/16 a 2018/19 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Parte Variável > Projeto de Investigação

Período:

Peso

28.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Avaliação crítica do tema inicial do doutoramento, tendo em vista a avaliação do estado-da-arte, a identificação de metodologias alternativas e/ou mais promissoras bem como dos principais factores que podem conduzir à solução, e os principais constrangimentos face à duração nominal de 4 anos do doutoramento. É ainda necessário introduzir o estudante no ambiente da unidade de investigação que o acolhe, facilitar o acesso seguro aos meios experimentais de que carece e familiarizá-lo com a informação científica em jornais científicos.

Programa

Conhecimento da bibliografia científica relevante para o tema da tese. Aprendizagem / aperfeiçoamento dos ambientes de simulação. Treino na utilização dos equipamentos laboratoriais, em segurança. Aperfeiçoamento na geração de relatórios científicos e na apresentação oral e pública de resultados científicos. Partição do problema principal em sub-problemas, abordagem de sistema, identificação de requisitos e de especificações, identificação e análise de alternativas. Planeamento, tendo em vista os constrangimentos de acesso a equipamentos ou temporais.

Métodos de ensino e avaliação

Integração do estudante na unidade de investigação, que, de alguma forma, também se co-responsabiliza pelo estudante; realização de reuniões semanais com o orientador que deve conduzir o estudante nas diversas acções: leitura da bibliografia, simulação, resolução de problemas iniciais, familiarização com meios experimentais específicos, não descurando a escrita de relatórios de progresso e de pequenas apresentações orais. The student must be integrated into the research unit that, somehow, shares the responsibility to supervise the student; weekly meetings with the supervisor that steers the actions of the student: reading of the main bibliographic references, simulation activities, problem solving, acquantaince with some specific laboratorial equipments or infrastructures, notwithstanding writing progress reports and performing short oral presentation to improve soft skills.

Disciplinas Execução

2017/2018 - 2 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre