Disciplina Curricular

Arquiteturas de Sistemas Computacionais ASC

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática - 3_Plano 2015/16

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 > 1º Ciclo > 1º Ano

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que o aluno adquira uma formação sólida e rigorosa em termos da arquitetura dos computadores actuais, no seu nível de hardware, e no modo como servem o software, obtendo no global a computação. Estudam-se diferentes plataformas de hardware e a estrutura das várias camadas funcionais de um sistema computacional, por exemplo: o sistema operativo e as aplicações.

Programa

Tópicos das aulas teóricas: Sistemas de numeração. Organização e aspetos arquiteturais de um computador e dos seus principais componentes: processador, memória, dispositivos de armazenamento e de entrada/saída. Processadores CISC e RISC. Visão integrada: computador, sistema operativo, programação (assembly, linguagem de alto nível). Geração e execução de programas. Organização de um programa em memória e pilha. Rudimentos dos mecanismos de suporte: memória virtual, proteção, interrupções, mudança de contexto. Na sua componente teórico-prática os alunos desenvolvem trabalhos sobre: Sistemas de Numeração. Utilização de Linux e introdução à consola. Utilização do reportório de instruções x86 para acesso aos principais componentes de um processador CISC como os registos, as flags e a unidade de aritmética e lógica. Utilização de um emulador da arquitetura x86 e de um depurador de erros. Interrupções e chamadas de sistema. Utilização de bibliotecas estáticas e dinâmicas.

Metodologia de avaliação

Aulas teóricas: exposição da matéria, complementada quando apropriado com outros elementos pedagógicos, como por exemplo, estudo de casos práticos e projecção de pequenos vídeos. Procura-se assim estimular o interesse entre os alunos e o debate em sala de aula. Aulas teórico-práticas e de laboratório: realização de exercícios teórico-práticos e laboratoriais segundo um guião publicado antecipadamente. Utilização de métodos interativos baseados em simuladores arquiteturais. Exercicios de programação Assembly em laboratório. Testes parcelares ao longo do semestre. Exame final.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre