Disciplina Curricular
Ciências e Sistemas de Informação Geográfica CSIG
Mestrado Bolonha em Estatística e Investigação Operacional - 1_MEIO 2018/19
Contextos
Grupo: 1_MEIO 2018/19 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialização > Investigação Operacional > 742_Mestrado em EIO - Opção 4
Período:
Grupo: 1_MEIO 2018/19 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialização > Estatística > 742_Mestrado em EIO - Opção 4
Período:
Grupo: 1_MEIO 2018/19 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialização > Estatística e Investigação Operacional > 742_Mestrado em EIO - Opção 4
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Na unidade curricular (UC) de Ciências e Sistemas de Informação Geográfica (CSIG) pretende-se que os estudantes adquiram fundamentos básicos para: desenvolver e dominar as técnicas e as metodologias de aquisição e representação de informação espacial georreferenciada; dominar os processos e ferramentas utilizados para a modelação, armazenamento, gestão e acesso da informação georreferenciada; aplicar e desenvolver estratégias e metodologias para exploração da informação e extração do conhecimento adequados à análise de fenómenos geoespaciais. A UC tem uma forte componente prática na qual os estudantes são incentivados a demonstrar os seus conhecimentos usando ferramentas computacionais Comerciais e Gratuitas de Código Aberto de SIG onde preferencialmente devem executar os exercícios de laboratório. A realização de um projeto, ao longo do semestre, reforça as competências dos estudantes nesta área.
Programa
Nesta UC são abordados os seguintes tópicos organizados por capítulos: Capítulo 1. Introdução à Ciência e Sistemas de Informação Geográfica Capítulo 2. Conceitos de Cartografia Capítulo 3. Georreferenciação espacial Capítulo 4. Compreensão da natureza dos dados espaciais e a sua representação computacional: conceptual, lógica e física Capítulo 5. Métodos de aquisição de dados para SIG Capítulo 6. Estruturas de dados em SIG: Vetorial (com e sem topologia), REDES, TIN, Raster, Multipatch, voxel Capítulo 7. Exploração e análise em SIG Capítulo 8. Modelação Cartográfica em SIG; Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação dos estudantes é feita através de dois elementos: - um exame teorico (50%) - um projeto prático (50%) O projeto será realizado fora das aulas e tem 4 entregas parciais obrigatórias ao longo do semestre (3 projetos parcelares para cada fase do projeto + 1 Relatório Final com o projeto completo). O projeto tem ainda uma apresentação oral e discussão do mesmo, como elementos obrigatorios de avaliação.