Últimos anúncios

Projecto Pratico

12 Novembro 2019, 11:24 Cristina Maria Sousa Catita

Apresentações dos projetos CSIG
DiaHorarioGrupoNomes
1811h00 Katharina D'Avis + Lutz Lehmann
1811h10Mateusz Waśko
1811h20Marta Cardoso
1811h30Diogo Ribeiro
1811h40Laura + Inês + João
1811h50Daniela + Filipe + Cristiano
1812h00Inês Marques
1812h10Pedro Sá
1812h20Filipa + Patrícia + Rui
1812h30Rafael Pacheco + Julia Simões
1812h40Bruna Duarte
1812h50Ana Rita + Beatriz Severino + Bruna Belló
    
1913h30Filipa Daniel
1913h40Susana Reis + João Oliveira
1913h50Patrícia Pedro
1914h00Ana Trindade
1914h10Pedro Carvalho
1914h20Alfredo Bastos + Bernardo Rodrigues
1914h30Pedro Arruda + Pedro Pinheiro
1914h40 Miguel Morgado

Informações sobre Projectos Práticos


1. Grupos de Trabalho 

O trabalho pode ser realizado individualmente ou em grupos. Os grupo podem ter no máx 3 pessoas.
Trabalhos individuais terão um peso de 60% da nota final; Trabalhos em grupo terão um peso de 50% na nota final de cada aluno;


2. Tema dos Projetos 

O tema dos projetos deverá estar associado a Lisboa Capital verde 2020 (https://ec.europa.eu/environment/europeangreencapital/winning-cities/2020-lisbon/15210-2/);

Neste tema, existem vários sub-temas a explorar.: 

Climate change: Mitigation; 

Climate Change: 

Adaptation; 

Sustainable Urban Mobility; 

Sustainable Land Use; 

Nature and Biodiversity; 

Air Quality; 

Noise; 

Waste; 

Water; 

Green Growth and Eco-innovation; 

Energy Performance; 

Governance; 

No âmbito de cada um destes indicadores existe um numero sem fins de possíveis aplicações de SIG ;

Nota: Temas que não se enquadrem nesta temática devem ser propostos e discutidos com a docente da disciplina e avançam após aprovação pela docente;


3. Área de estudo 

Município de Lisboa;

Nota: áreas de estudo distintas devem ser propostos e discutidos com a docente da disciplina e avançam após aprovação pela docente;


4. Tarefas para 13 de Novembro 2019
Na aula teórica de dia 13 de Novembro cada individuo/grupo deverá:
4.1. Apresentar a  constituição dos grupos à turma;
4.2. Apresentar a ideia do projeto que pretende(m) desenvolver em SIG e que possa contribuir para que Lisboa mantenha este título!  
4.3. Avaliar a exequibilidade da implementação da ideia, de acordo com os dados a adquirir (existência e quantidade) e tempo disponível de realização do projeto;
Nota: Cada grupo terá 5 minutos de apresentação e discussão com os docentes e colegas;


5. Tarefas gerais do projecto

1. Definição muito clara dos objectivos do projecto: O que se pretende solucionar? E como pretende faze-lo com a ajuda dos SIG's?

2. Identificação e caracterização da área de estudo;

2. Identificar dos dados  necessários para a execução do projecto; Caracterização dos dados e metadados;

3. Avaliação da disponibilidade desses dados;

4. Avaliação da qualidade (rigor e completude) dos dados que vão ser usados;

5. Efectuar o pré-processamento dos dados (tratamento da geometria; completude da informação nas tabelas; Transformação dos dados para o sistema cartográfico ETRS89-TM06-PT;)

6. Definição da metodologia a aplicar; Apresentação de um workflow com as varias fases a implementar (modelo cartográfico);

7. Implementação em software SIG da metodologia e geração de resultados;

8. Análise e discussão dos resultados. Contextualização dos resultados na problemática de estudo;

9. Produção de layouts (mapas finais);

10. Conclusões de acordo com os objectivos propostos;

11. Preparação da apresentação em powerpoint (max 10 slides);

12. Apresentação do projeto: 18 Dez 2019;

12. Elaboração do relatório e entrega: 6 Jan 2020;


6. Datas a fixar
18 Dezembro 2019, (horario a definir) - Apresentação do projecto (max 10 slides; max 10 min por grupo);
6 Janeiro 2020 - Entrega do Relatório escrito de acordo com o template na pasta PROJETO (Fenix)


7. Apresentação e Relatório 

apresentação (max 10 slides; max 10 min por grupo) deverá conter:

1. Problema a estudar;
2. Objectivos do estudo;
3. Metodologia usada;
4. Resultados obtidos


relatório terá um max.40 pág., de acordo com template. Este deverá conter:

Índice

Resumo

1. Introdução e motivação para escolha do trabalho em causa

2. Caracterização da área de estudo e descrição dos dados utilizados. Pode incluir uma Tabela com a identificação dos dados usados e respectivos metadados;

3. Metodologia. Descritivo das várias fases de trabalho: aquisição dos dados, pré-processamento, criação da Base de dados geográfica, modelo cartográfico, e implementação.

4. Discussão dos resultados e Fundamentação de todas as opções realizadas

5. Conclusões do trabalho 

6. Referências bibliográficas de acordo com normas de Harvard (https://www.mendeley.com/guides/harvard-citation-guide )

Nota: O relatório deve ser entregue em papel impresso e encadernado (não requer cor na impressão) + versão digital (cores). A versão impressa deverá ser depositada no cacifo (entrada do C8) da docente Cristina Catita até às 17h do dia 6 Janeiro 2020 e a versão digital enviada por Wetransfer (ou similar) para a docente Cristina Catita (agradeço que não sejam enviados os projetos para a minha caixa de email)


Regras no atraso da entrega:

Por cada dia de atraso, após 6 Janeiro 2020, será descontado 1 valor na nota final do projeto até um máximo de 3 dias (inclusive); a partir do 3º dia de atraso na entrega os trabalhos não serão mais aceites;


8. Avaliação do projeto

Os trabalhos práticos valem 50/60% da nota final de cada aluno.

Os trabalhos práticos são avaliados com base nos seguintes critérios:

  1. Concretização dos objectivos propostos (25%).
  2. Apresentação e qualidade do relatório com descrição detalhada do faseamento do trabalho (25%).
  3. Metodologia usada e demonstração da capacidade de análise dos resultados obtidos (25%).
  4. Apresentação e discussão do projecto  (25%).

9. FONTES DE DADOS
  • 9.1. Instituto Nacional de Estatistica: https://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpid=CENSOS&xpgid=ine_censos_indicadores;
  • 9.2. PORDATA -Estatísticas, gráficos e indicadores de Municípios: https://www.pordata.pt;
  • 9.3. Informação Geográfica - Agência Portuguesa do Ambiente: https://sniamb.apambiente.pt/;
  • 9.4. Geodados de Lisboa: http://geodados.cm-lisboa.pt/;
  • 9.5. Limites administrativos: http://mapas.dgterritorio.pt/geoportal/catalogo.html;
  • 9.6. Rede Viária: Openstreetmap - Openstreetmap: http://www.openstreetmap.org/;
  • 9.7. Rede Natura: ICNF: www.icnf.pt/portal/naturaclas/rn2000;
  • 9.8. Ocupação/Uso do solo: http://www.dgterritorio.pt/dados_abertos/clc/
  • 9.9. Radiação solar: Para uma solução global poderá estimar os niveis de radiação solar da sua área de estudo usando o: PVGIS: http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php#; Terá que determinar o valor da radiação solar em vários locais (pontos coordenados) da sua região de estudo e consequentemente proceder a um processo de interpolação para a estimação dos valores da radiação numa área geográfica mais extensa.
  • 9.10. Modelo de Elevação de Terreno: http://opussig.blogspot.com/2012/03/aster-gdem.html;
  • 9.11. Dados relativos a variaveis meteorologicas (grids de 1kmx1km): http://worldclim.org/version2;
  • 9.12. Outros sites de interesse que possam conter dados que sejam necessários para cada projeto;
Constituição de grupos de trabalho (em atualização)
Grupo 1 Katharina D'Avis Lutz Lehmann
Grupo 2 Mateusz Waśko
Grupo 3 Marta Cardoso
Grupo 4 Diogo Ribeiro
Grupo 5 Filipa Daniel
Grupo 6 Susana Reis
Grupo 7 Patrícia Pedro
Grupo 8 Ana Trindade
Grupo 9 Pedro Carvalho
Grupo 10 Laura Inês + João
Grupo 11 Daniela + Filipe + Cristiano
Grupo 12 Inês Marques
Grupo 13 Pedro Sá
Grupo 14 Filipa + Patrícia + Rui
Grupo 15 Rafael Pacheco + Julia Simões
Grupo 16 Bruna Duarte
Grupo 17 Alfredo Bastos + Bernardo Rodrigues
Grupo 18 Kārlis TohtersGrupo 19 Pedro Arruda + Pedro PinheiroGrupo 20 Cláudia Nunes

Corpo Docente