Disciplina Curricular
Ciências e Sistemas de Informação Geográfica CSIG
Mestrado Bolonha em Estatística e Investigação Operacional - 0_MEIO 2011/12
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Na unidade curricular (UC) de Ciências e Sistemas de Informação Geográfica (CSIG) pretende-se que os alunos adquiram fundamentos básicos para: desenvolver e dominar as técnicas e as metodologias de aquisição e representação de informação espacial georreferenciada; dominar os processos e ferramentas utilizados para a modelação, armazenamento, gestão e acesso da informação georreferenciada; aplicar e desenvolver estratégias e metodologias para exploração da informação e extração do conhecimento adequados à análise de fenómenos geoespaciais. A UC tem uma forte componente prática na qual os alunos são incentivados a demonstrar os seus conhecimentos usando ferramentas computacionais Comerciais e Gratuitas de Código Aberto de SIG onde preferencialmente devem executar os exercícios de laboratório. A realização de vários pequenos projetos SIG, ao longo do semestre, para a resolução de um problema de natureza geográfica reforça as competências dos estudantes nesta área.
Programa
Nesta UC são abordados os seguintes tópicos organizados por capítulos: Capítulo 1. Introdução à Ciência e Sistemas de Informação Geográfica Capítulo 2. Conceitos de Cartografia Capítulo 3. Georreferenciação espacial Capítulo 4. Compreensão da natureza dos dados espaciais e a sua representação computacional: conceptual, lógica e física Capítulo 5. Métodos de aquisição de dados para SIG Capítulo 6. Estruturas de dados em SIG: Vetorial (com e sem topologia), REDES, TIN, Raster, Multipatch, voxel Capítulo 7. Exploração e análise em SIG Capítulo 8. Modelação Cartográfica em SIG; Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações.
Métodos de ensino e avaliação
A metodologia de ensino baseia-se na transmissão do conhecimento das várias temáticas abordadas (ensino teórico) sempre associada à apresentação de casos práticos de aplicação (ensino prático) e à realização de vários projetos individuais que abarquem as várias temáticas abordadas nas aulas praticas, os quais serão discutidos com a docente como elemento de avaliação (50% da nota final). Os restantes 50% da nota final serão atribuídos para a classificação de um Exame final teórico - 50%.