Disciplina Curricular
Produção de Relatórios PR
Licenciatura Bolonha em Geologia - 6_LGEO (3 anos) 2022/23
Contextos
Grupo: 6_LGEO (3 anos) 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Geologia ou Minor > Licenciatura em Geologia > Opcionais > 451_Competências Transversais sem Subárea (FCSE/CEGO/HFCT)
Período:
Grupo: 6_LGEO (3 anos) 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Geologia ou Minor > Minor em Informática > 451_Competências Transversais sem Subárea (FCSE/CEGO/HFCT)
Período:
Grupo: 6_LGEO (3 anos) 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Geologia ou Minor > Minor em Biologia > 451_Competências Transversais sem Subárea (FCSE/CEGO/HFCT)
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Ensino das normas e boas práticas na elaboração de relatórios técnicos, documentos científicos e apresentações. Introdução à linguagem LaTeX para escrita de relatórios técnicos e científicos
Programa
1. Organização de relatórios e textos científicos o Boas práticas, independentemente da linguagem ou ferramenta. o Uso correto da língua escrita o Formatações, referências a imagens, índices o Estrutura típica dos documentos 2. Latex como linguagem e ferramenta o Instalação do compilador e de um editor 3. Conceitos básicos do Latex o Escrita de texto: formatação, símbolos especiais, fórmulas, notas de rodapé o Tipos de documento o Secções o Listas 4. Funções avançadas o Tipos de letra o Fórmulas matemáticas o Figuras e tabelas o Colunas 5. Preparação de índices 6. Noção de pacote o Apresentação de listagens de código 7. Bibliografia o Definição de entradas bibliográficas o Comandos Latex associados o Geração de Bibliografia 8. Pesquisa Bibliográfica o Como pesquisar bem o Como referenciar bem 9. Produção de Apresentações o Boas práticas o Comandos básicos do Latex 10. Princípios legais e éticos no uso das TIC o A sociedade da Informação - Analisar os principais aspetos legais que devem ser tomados em consideração no uso dos sistemas informáticos e das redes de telecomunicações o Abordar os aspetos éticos a ter em consideração ao usar as tecnologias da informação no contexto da Universidade.
Métodos de ensino e avaliação
Dois testes e trabalho individual.