Disciplina Curricular

Grupo: 0_MHFC 2007/08 > 2º Ciclo > Parte Escolar > -

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

➢ Perspectivar as transformações científicas numa dimensão histórica, permitindo uma visão dinâmica do conhecimento e práticas científicas que enfatize processos de circulação do conhecimento, estratégias de apropriação e interações entre local e global. ➢ Compreender a estrutura interna da abordagem científica, englobando diferentes vertentes da produção do conhecimento (incluindo escrita de manuais e divulgação) e a sua relação em termos dos contextos socioeconómicos, políticos, religiosos e culturais. ➢ Discutir diferentes propostas temáticas, abordagens metodológicas e correntes historiográficas para o estudo das ciências, séculos XVIII-XX. ➢ Analisar o desenvolvimento da ciência em Portugal à luz de grelhas conceptuais que incluam interações entre “centros” e “periferias”, processos de circulação intranacionais, transnacionais e globais.

Programa

1. Ciências no século XVIII Newton e newtonianismo(s). Projecto iluminista e ciências. Circulação do conhecimento e novas práticas científicas. Iluminismo e química no século XVIII. Lavoisier em perspectiva. Estrangeirados: redes, contatos. O caso de Correia da Serra. 2. Ciências no século XIX Rearranjos e reformulações disciplinares: a génese da física, biologia e geologia. A conquista do tempo. Engenheiros, cientistas e médicos na emergência da ciência da energia. Os limites do paradigma mecanicista. Precisão, standards e objectividade. Divulgação científica e públicos das ciências. Engenheiros portugueses na construção da nação tecno-científica. Ciência e impérios coloniais. 3. Ciências no século XX Big Science, computadores e emergência de disciplinas de fronteira. Tecnociência. Einstein e Galison: uma nova interpretação da génese da teoria da relatividade restrita. Einstein em Portugal. A história das ciências e o esclarecimento de problemas da actualidade: sustentabilidade de paisagens e antropocénico. Métodos de ensino: 1ª parte da aula: Apresentação dos temas pelo professor. 2ª parte da aula: Apresentação do artigo selecionado a cargo dos alunos, seguida de discussão. Bibliografia fortemente aconselhada, para alem dos artigos semanais: Peter J. Bowler, Iwan R. Morus, Making Modern Science. A historical Survey (Chicago: Chicago University Press, 2005) P. Fara, Science. A 4000 years history (Oxford University Press, 2010) Jon Agar, Science in the 20th Century and Beyond (Wiley, 2012).

Métodos de ensino e avaliação

Métodos de ensino: 1ª parte da aula: Apresentação dos temas pelo professor. 2ª parte da aula: Apresentação do artigo selecionado a cargo dos alunos, seguida de discussão. Avaliação: Cinco fichas de leitura – recensões críticas - sobre os artigos selecionados. Cerca de 500 palavras, a entregar no dia em que são discutidos e participação nas aulas, apresentação oral de um dos artigos e participação (50%). Trabalho escrito individual, cerca de 8000 palavras (50%): tema a discutir entre professor e aluno, de preferência subordinado ao tema viagens e o papel da circulação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2 Semestre