Disciplina Curricular
Animação e Ambientes Virtuais AAVir
Mestrado Bolonha em Informática - 3_MI 2020/21
Contextos
Grupo: 3_MI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 892 - Mestrado em Informática - Geral > 2º semestre
Período:
Grupo: 3_MI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 786 - Mestrado em Informática - MC
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Grandes desafios que se colocam na criação de humanos virtuais em ambientes virtuais (por exemplo em: video-jogos e filmes de animação por computador) e as abordagens concebidas para os resolver. Os estudantes terão capacidades para criar ambientes virtuais e modelos animados simples de personagens (usando o Blender ou outra ferramenta similar). São ainda abordados dois temas de grande aplicação na atualidade: a Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Os estudantes serão capazes de compreender o diversos tipos de tecnologias utilizadas nestas áreas e compreenderão o seu potencial de aplicação em áreas tão diversas como o entretenimento, o marketing, diversas situações de treino ou o tratamento de diversos tipos de fobias, entre outros.
Programa
Realidade Virtual. Realidade Aumentada. Modelação 3D. Animação facial e do corpo. Simulação de cabelo. Simulação de roupa/tecido. Animação comportamental. Simulação de multidões.
Métodos de ensino e avaliação
Um trabalho de pesquisa bibliográfica e Exame ou Um trabalho de implementação e Exame.