2025/2026

Objetivos

O desafio da transição energética exige competências transdisciplinares que as tradicionais licenciaturas em engenharia não oferecem. O objetivo principal deste ciclo de estudos é a formação de base para profissionais de engenharia de conceção, com capacidade de intervenção nas áreas das energias renováveis, eficiência energética e mitigação de impactos ambientais associados à utilização de energia.

Mais informações sobre a Licenciatura em Engenharia da Energia e Ambiente

Competências: Capacidade de intervenção nas áreas das energias renováveis, eficiência energética e mitigação de impactos ambientais associados à utilização de energia. Compreensão dos princípios científicos subjacentes às temáticas da energia e da sustentabilidade. Capacidade para aplicar esta compreensão na identificação, formulação e solução de problemas de engenharia utilizando métodos experimentais, analíticos ou numéricos. Consciência dos aspetos económicos, éticos, legais e de saúde pública relacionados com a prática da engenharia.

Os Licenciados em Engenharia da Energia e Ambiente são assim capazes de desempenhar as seguintes funções: intervenção transdisciplinar em energias renováveis, liderança de projetos inovadores em energias renováveis, eficiência energética e mitigação de impactos ambientais; análise de dados e resolução de problemas de engenharia, considerando aspetos económicos, éticos e de saúde pública, busca de soluções energéticas eficientes e ambientalmente responsáveis.

Saídas Profissionais

Engenheiro ou consultor em sistemas de produção de energia, incluindo sistemas fotovoltaicos, eólicos, hidráulicos e biomassa. Especialista em eficiência energética e auditorias energéticas em edifícios, indústria e transportes. Desenvolvimento de soluções para armazenamento de energia. Consultoria e implementação de políticas ambientais, sustentabilidade e descarbonização. Apoio técnico a planos municipais de eficiência energética e resiliência climática. Elaboração e implementação de planos estratégicos energéticos e ambientais

Principais empregadores: Empresas de produção, instalação e de serviços na área da energia | Consultoria em energia e ambiente | Gabinetes de sustentabilidade e inovação | Agências e organizações internacionais | Instituições de ensino superior e investigação | Instituições públicas.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

Marta João Nunes Oliveira Panão