Disciplina Curricular
Biologia Ambiental e Conservação BACons
Licenciatura Bolonha em Engenharia da Energia e Ambiente - 1_LEEA 2021/22
Contextos
Grupo: 1_LEEA 2021/22 > 1º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 545 - Lic. EEA - Opção Qualquer Área
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A UC de Biologia Ambiental e Conservação visa criar as condições necessárias para que os alunos compreendam a origem, as causas, a evolução e as consequências dos actuais problemas ambientais; as acções que têm vindo a ser desenvolvidas para os minimizar; a eficácia dessas acções, e o que é ainda imperativo fazer numa tentativa para restaurar o equilíbrio entre as populações humanas e o ambiente natural, e para tentar conciliar desenvolvimento económico e tecnológico com conservação da natureza. Ao cumprir estes objectivos, os alunos estarão habilitados a formular opiniões fundamentadas e a participar activamente em discussões relacionadas com esses assuntos.
Programa
Biologia Ambiental e Conservação (BAC) versa assuntos na “ordem-do-dia” - os problemas ambientais, essencialmente relacionados com as consequências da acção humana sobre os sistemas naturais, e com a forma de as tentar minimizar ou remediar. BAC fornece aos alunos as bases necessárias para compreenderem as causas, a evolução e as previsíveis consequências do impacto humano sobre o ambiente, assuntos que estão no âmbito da actividade de biólogo, independentemente da área científica ou técnica a que se dedica. O conteúdo programático de BAC é composto por: 1 - A origem da problemática ambiental; 2 - O funcionamento do ambiente; 3 - O impacto da actividade humana no ambiente; 4 - Gestão e conservação dos sistemas naturais; 5 - Instrumentos de protecção ambiental; 6 - A conservação da Natureza em Portugal; 7 - Integração, Perspectivas futuras e conclusão da unidade curricular. Sempre que apropriado, serão apresentados e debatidos temas da actualidade ambiental e da conservação da natureza.
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação: Exame final escrito. Notas: - O docente pode convocar qualquer aluno para uma prova oral a fim de aferir a sua classificação.