Disciplina Curricular
Da Revolução Científica à Big Science. Viagens e Expedições Científicas RCBS-VEC
Licenciatura Bolonha em Engenharia da Energia e Ambiente - 1_LEEA 2021/22
Contextos
Grupo: 1_LEEA 2021/22 > 1º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 450 - Competências Transversais (CEGO/OUT)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Introduzir o estudo histórico das ciências, de forma integrada, do século XVIII ao século XXI, através do papel das viagens e expedições científicas. Estudo histórico das ciências como viagem ao passado das ciências. Relevância das viagens e circulação (pessoas, conceitos, instrumentos, práticas) na construção das ciências. Tipologia de viagens. Ciclos de acumulação de Bruno Latour. Analisar as transformações científicas nos seus múltiplos aspectos cognitivos, sociais e culturais nas suas relações com as viagens e expedições científicas. Evidenciar a forma como o objecto de cada uma das disciplinas (astronomia, física, química, geologia e biologia) se foi moldando e redefinindo, através do estabelecimento de relações múltiplas entre elas.
Programa
1- Introdução 2- Revolução Científica 3 - Ciência e Iluminismo: As viagens, a nomenclatura e nova quimica de Lavoisier. 4 - O século XIX: Romantismo e ciência; do fixismo ao transformismo e à evolução por seleção natural: a viagem de Charles Darwin e as suas consequências. As viagens de Ferreira Lapa às exposições universais 5 - Século XX: Ciência e Guerra. Marie Curie e Linus Pauling. A viagem de Marie Curie aos Estados Unidos da América. Os trabalhos da erosão de solo de Amílcar Cabral no Alentejo e em África na década 1950s. Big Science: Guerra Fria, Linus Pauling e a responsabilidade social do cientista. Vencedores e vencidos na corrida para a compreensão da estrutura do DNA. Viagens depois da década de 1960: os programas de Gulbenkian, Fulbright, Eramus.
Métodos de ensino e avaliação
Apresentação dos temas pelo professor e sua discussão colectiva. Aulas teórico-práticas dedicadas à análise e discussão de textos, filmes, exposições ou outras actividades a combinar. Avaliação: Trabalhos a realizar nas aulas teórico-praticas (20%), trabalho intercalar em grupo sobre tema proposto pelo professor a realizar numa semana (40%), exame final (40%) Detalhes no programa entregue aos alunos