Disciplina Curricular
Desenho e Impressão 3D DI3D
Licenciatura Bolonha em Engenharia da Energia e Ambiente - 1_LEEA 2021/22
Contextos
Grupo: 1_LEEA 2021/22 > 1º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desenvolver a capacidade de representação gráfica associada a sistemas e produtos industriais. Aprendizagem do uso das ferramentas básicas e intermédias de desenho técnico 2D e 3D, orientadas para aplicações na área da engenharia, com recurso a software de CAD (Computer Aided Design). Aprendizagem e execução dos princípios elementares de impressão 3D. No fim da disciplina o aluno deverá ser capaz de elaborar modelos 3D de objetos, utilizando técnicas de CAD e modelação geométrica com o propósito de realizar a sua impressão 3D.
Programa
Modelação 3D: Introdução ao Desenho Técnico: ambiente de trabalho, normas, escrita, formatos, legenda, linhas e traços, escalas. Projeções: tipos de projeção, vistas. Cotagem: elementos de cotagem linear e angular, marcas de centro, linhas de identificação, configuração de estilos. Texto. Atração para pontos notáveis. Níveis de informação (layers). Modelação CAD 3D: técnica wireframe (3D básico), superfícies/regiões (3D primitivo), objetos sólidos (3D avançado). Representação de componentes. Impressão 3D: Funcionamento geral. Benefícios e limitações. Aplicações. Processos. Materiais. Regras de design para impressão 3D: como obter um modelo imprimível; o formato de arquivo STL.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação será feita, para cada aluno, de acordo com a seguinte expressão: NOTA FINAL=0.85×E+A+B E = 0.25 × Et + 0.75 × Ep = classificação (0-20) no exame com componentes teórica (Et) e prática (Ep). A = classificação parcial (0-2), referente aos exercícios realizados durante as aulas TPs do semestre, entregues e considerados elegíveis. Os atrasos na entrega dos exercícios serão penalizados. B = componente de assiduidade às aulas (0-1), contabilizada pelas presenças nas TP em que o aluno está inscrito. Os alunos com o estatuto de trabalhador estudante têm esta componente majorada. A NOTA FINAL será calculada sem arredondamento dos parciais. O resultado final será arredondado à unidade. Se A < 0.5, o aluno não pode ir a exame. Se E < 8, o aluno reprova. Se NOTA FINAL < 9.5, o aluno reprova. Se 9.5 >= NOTA FINAL < 10, o aluno pode ser sujeito a prova prática de curta duração para atingir a classificação de 10. Se NOTA FINAL >= 10, o aluno é aprovado. Quaisquer outras situações extraordinárias serão resolvidas caso a caso.