Disciplina Curricular
Sistemas de Informação Geográfica SIG
Licenciatura Bolonha em Engenharia da Energia e Ambiente - 1_LEEA 2021/22
Contextos
Grupo: 1_LEEA 2021/22 > 1º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os estudantes adquiram fundamentos para: i) compreender a natureza (caractaristicas, estruturas de dados, formatos) de dados geográficos; ii) Conhecer as diversas fontes de dados geográficos e compreender como operam as tecnologias de aquisição dos mesmos; iii) dominar os processos e ferramentas para a modelação, o armazenamento, a gestão e o acesso da informação georreferenciada em SIG; iv) aplicar e desenvolver metodologias para a exploração da informação e extração do conhecimento adequados à análise de fenómenos geoespaciais; v) dominar as várias formas de apresentação de resultados dos produtos gerados em SIG;
Programa
Nesta UC são abordados os seguintes topicos organizados por capitulos: Capítulo 1. Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica Capítulo 2. Conceitos de Cartografia Capítulo 3. Georreferenciação de dados espaciais Capítulo 4. Natureza dos dados geográficos e sua representação computacional Capítulo 5. Métodos de aquisição de dados para SIG Capítulo 6. Estruturas computacionais para representação de dados em SIG: Vetorial (com e sem topologia), REDES, TIN, Raster, Multipatch, voxel Capítulo 7. Conceitos básicos de Bases de Dados espaciais e Sistemas de Gestão de Base de Dados espaciais. A linguagem SQL Capítulo 8. Análise em SIG: Funções de análise em SIG vetorial e em SIG raster Capítulo 9. Modelação Cartografica em SIG Capítulo 10. Visualização de dados e produção de layouts.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação dos estudantes é feita através de dois elementos: - um exame teorico (60%) - um projeto prático (40%) O projeto será realizado fora das aulas e tem 4 entregas parciais obrigatórias ao longo do semestre (3 projetos parcelares para cada fase do projeto + 1 Relatório Final com o projeto completo). O projeto tem ainda uma apresentação oral e discussão do mesmo, como elementos obrigatorios de avaliação.