2017/2018

Objetivos

O grau de Doutor comprova a realização de uma contribuição inovadora e original para o progresso do conhecimento, um alto nível científico num determinado ramo do conhecimento e a aptidão para realizar trabalho científico independente.

O DM oferece um Programa Doutoral (3.º ciclo) em Matemática, composto por uma parte curricular de um ano lectivo e pela elaboração de uma tese com trabalho de investigação original nos três anos lectivos seguintes. Este programa é dirigido, essencialmente, a estudantes que possuam um 2.º ciclo em Matemática ou numa área afim.

A elevada qualidade deste Programa Doutoral a nível internacional está garantida pelo corpo docente do DM, que inclui especialistas em diversas áreas da Matemática com trabalhos de investigação reconhecidos internacionalmente, e também pela colaboração regular de outros investigadores dos centros de investigação da Universidade de Lisboa associados ao DM, nomeadamente o Centro de Matemática Computacional e Estocástica da Universidade de Lisboa (CEMAT), o Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações (CEAFEL), o Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional (CMAF-CIO) e o Grupo de Física Matemática (GFM).

Competências: Docência no ensino, em particular no universitário e politécnico, investigação científica fundamental, apoio à investigação científica e tecnológica interdisciplinar; funções onde a capacidade de raciocínio lógico, analítico e quantitativo sejam importantes; funções que necessitem de capacidade de representar, modelar e quantificar fenómenos, estruturas ou conhecimentos.

Especialidades:

. Álgebra, Lógica e Fundamentos;
. Análise Matemática;
. Análise Numérica e Matemática Computacional;
. Geometria e Topologia;
. Física Matemática e Mecânica dos Meios Contínuos.

Saídas Profissionais

Instituições de ensino e investigação (tais como universidades, institutos politécnicos, centros e institutos de investigação, laboratórios) | Administração pública | Empresas públicas ou privadas (bancos, seguradoras, consultoras financeiras, informáticas e de engenharia).

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

Maria Teresa de Lemos Monteiro Fernandes
mtfernandes@fc.ul.pt