Disciplina Curricular
Métodos Quantitativos em Marketing MQM
Mestrado Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e Gestão - 2_MMAEG 2018/19
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Com esta disciplina pretende-se que o aluno consiga atingir os seguintes objectivos: compreensão da linguagem e conceitos de base das actividades de gestão comercial segundo uma óptica de marketing e da importância da inovação em tal contexto; compreensão do papel específico dos estudos de mercado e sua relevância para a tomada de decisão; importância dos inquérito para a obtenção de dados primários e redacção do respectivo questionário; definição de um plano de amostragem para a recolha da amostra; análise estatística dos dados.
Programa
1 - A economia, a empresa e a inovação 2 - O conceito de Marketing 3 - Estratégia de Marketing 4 - Dinâmicas da actuação pelo Marketing 5 - A Informação em Marketing 6 - Opções de Estudo e Métodos de Recolha de Dados 7 – Questionários 8 - Técnicas de Amostragem 9 - Escalas
Métodos de ensino e avaliação
Ao longo do período lectivo, o aluno deverá adquirir e desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa e de crítica, no âmbito desta UC, e em conformidade com os objectivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizados, nas horas de contacto, um conjunto de métodos de ensino, como exposições teóricas, análise e discussão de casos, técnicas e instrumentos de resolução exercícios que permitam o domínio das competências assinaladas. A avaliação é realizada de uma forma contínua. Durante o período lectivo, será utilizada, para cada objectivo de aprendizagem, a assiduidade, bem como a análise e discussão, em aula, de casos de estudo. Esta avaliação será completada, após o período lectivo, por um trabalho final de grupo seguido de apresentação e discussão. A aquisição e desenvolvimento destas competências terá uma classificação final individual, na UC, dependente da qualidade do trabalho final, da apresentação e da discussão de 0 a 20 valores.