Disciplina Curricular

Abordagens "Ómicas" em Biomedicina e Biotecnologia A"BB

Mestrado Bolonha em Ciência de Dados - 1_MCD 2018/19

Contextos

Grupo: 1_MCD 2018/19 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 733 - MCD - Grupo 4

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC pretende estabelecer um conhecimento sólido sobre as principais tecnologias de grande escala utilizadas em Biomedicina e Biotecnologia, que têm suportado uma produção massiva de dados sem precedentes nesta área em expansão. Este curso permitirá aos alunos: · conhecer os principais métodos e tipos de dados de grande escala; · adquirir conceitos teóricos e práticos sobre estrutura de dados, pré-processamento e métodos específicos de análise de dados; · adquirir conceitos teóricos e práticos sobre as atuais necessidades e limitações da integração de dados multinível para representação de sistemas biológicos; - contactar com as potenciais aplicações deste tipo de dados em biomedicina e biotecnologia.

Programa

Introdução aos sistemas biológicos e complexidade biológica. O paradigma de grande escala em biomedicina e biotecnologia e o modelo DIKW (Data-Information-Knowledge-Wisdom). Início da revolução “ómica”: o Projeto Genoma Humano. Sequenciação paralela massiva e sequenciação de 4ª geração. Genómica. Epigenómica. Transcriptómica. Proteómica. Metabolómica. Interactómica. Biologia de Redes e Análise Funcional Screens funcionais em grande escala. Microscopia de alto rendimento. Métodos de célula única. Aplicações à saúde e medicina de precisão. Aplicações no desenvolvimento de biotecnologia/indústria farmacêutica.

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação centra-se numa combinação de avaliação contínua efetuada sobre o desenvolvimento e relatório final de um projeto de análise de dados ómicos realizado em grupo, e um exame final individual. O desenvolvimento do projeto é alvo de uma avaliação intercalar correspondente a 30% da avaliação do trabalho, em que os grupos apresentam o problema biológico que pretendem abordar, os dados escolhidos, os objetivos específicos e a abordagem de análise que pretendem efetuar, com indicação do racional subjacente, recebendo feed-back dos docentes que deverão incorporar no decurso do trabalho. No final do semestre os alunos entregam um relatório escrito descrevendo os resultados obtidos, correspondente a 70% da classificação do projeto. A classificação final do curso é a média ponderada do exame final (40%) e da classificação do projeto (60%).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre