Disciplina Curricular

Microbiologia Aplicada MApli

Mestrado Bolonha em Microbiologia Aplicada - 1_MMA 2017/18

Contextos

Grupo: 1_MMA 2017/18 > 2º Ciclo > Parte Escolar

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos que lhes possibilitem utilizar várias estratégias de otimização de um processo fermentativo à escala industrial. São também objetivos habilitar os estudantes a conhecer os atuais referenciais na área da sustentabilidade ambiental (Green Deal) e a estratégia do prado ao prato, e sensibilizá-los para consequências das alterações climáticas ao nível da microbiologia do solo, da água e dos alimentos. Como objetivo transversal pretende-se sensibilizar para o trabalho realizado em biotecnologia ambiental, biotecnologia alimentar, biotecnologia farmacêutica e ainda em segurança alimentar, nomeadamente através da análise de medidas preventivas e controlo de perigos e riscos.

Programa

Microbiologia industrial: fermentação industrial e microrganismos industriais. Meios de Fermentação. Desenvolvimento da fermentação à escala  industrial Cinética de crescimento microbiano. Sistemas de Fermentação Fermentação em substrato sólido e Fermentação submersa .Estratégias de integração do processo industrial up and down stream Segurança em Biotecnologia  HACCP – Hazard Analysis and Critical Control Points   Ecologia microbiana do solo:  Dinâmica Funcional do solo. Estudo dos impactos antropológicos do ciclo do  azoto Ecologia microbiana das águas. Microbiologia das águas. Tratamento de água potável e de efluentes. Referenciais Green Deal e From farm to fork. Seminários temáticos sobre as diferentes áreas da Microbiologia Aplicada.                                                                                                                                                                                                                                            

Métodos de ensino e avaliação

Duas horas de aulas teóricas por semana Avaliação 1) Teste (50% da nota final) • A avaliação por testes é facultativa e substitui o Exame de 1ª época (normal). Se o aluno desistir do teste, não fica comprometida a ida ao Exame de 1ª época, mas se entregar o teste já não pode ir à 1ª época. • Os alunos que optem por realizar o teste poderão submeter-se a exame final, caso tenham media inferior a 9.49, ou apresentar-se a melhoria, caso tenham obtido aprovação, somente na segunda época do calendário de exames. O exame final e a melhoria abordam todos os conteúdos lecionados. 2) trabalho individual sobre o tema "Árvore de decisão de HACCP para determinação de Ponto Crítico de Controlo” (20% da nota final) 3) trabalho de grupo (30% da nota final).

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre