2017/2018

Objetivos

O mestrado em Química possui as especialidades de Química, Saúde e Nutrição, Química Verde, Química Analítica, Electroquímica Aplicada e Química e forma profissionais especializados, aptos a integrar o mercado de trabalho.

Nestas especialidades a química é apresentada como uma ciência ao serviço da Sociedade e os mestrandos são treinados a resolver problemas e a serem químicos profissionais com competências, não apenas para a indústria química, mas também para indústrias afins e serviços públicos. Os alunos adquirem ainda formação nas áreas de gestão e planeamento, aprendendo a comunicar e a expor temáticas. O Mestrado dá também acesso ao terceiro ciclo de estudos, o Doutoramento em variadas áreas oferecidas pelo DQB.

A empregabilidade é muito elevada havendo profissionais a trabalhar em empresas muito variadas, como por exemplo as farmacêuticas, as que se dedicam à química alimentar e nutrição, a pesticidas, à cosmética, a produtos químicos e noutras Instituições, nas quais as competências adquiridas nestes Mestrados são fundamentais para a execução de funções a realizar.

Competências: Conceção e síntese de novas moléculas e materiais, com interesse em áreas como catálise e nanotecnologias; indústrias alimentar, têxtil e farmacêutica; ambiente e valorização de recursos e resíduos. Análise química, controlo de qualidade e segurança de produtos. Planeamento e gestão de projetos de investigação e desenvolvimento.

Áreas de Especialização:

. Eletroquímica Aplicada;
. Química;
. Química Analítica;
. Química, Saúde e Nutrição;
. Química Verde.

Saídas Profissionais

Indústria química, farmacêutica e alimentar | Laboratórios de investigação criminal | Empresas de prestação de serviços e consultoria | Instituições de ensino secundário | Instituições de ensino superior e investigação.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

Fernando José Vieira dos Santos
fjsantos@ciencias.ulisboa.pt