2019/2020

Objetivos

Visite a página web do Mestrado em Química.


O Mestrado ou 2.º Ciclo em Química do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) tem como principal objetivo fornecer aos estudantes formação avançada em áreas emergentes da Química, suportada por uma sólida componente teórica e experimental em diversos ramos básicos, e no desenvolvimento de competências para tomada de decisão, pensamento estratégico e capacidades organizacionais. 

O 2.º ciclo em Química destina-se a licenciados em Química e áreas afins, que possuam background nas áreas básicas da Química, tendo a duração de um biénio letivo. Neste sentido, o programa das unidades curriculares do primeiro ano letivo foi desenhado de forma abrangente para oferecer uma sólida formação em Química aos estudantes com insuficiência de conhecimentos em alguns domínios, ao mesmo tempo que permite consolidar e expandir as aprendizagens, fornecendo know-how em áreas mais especializadas não contempladas no 1.º Ciclo de estudos. No segundo ano letivo, a realização de um projeto de dissertação num dos laboratórios da FCUL ou, alternativamente, num laboratório de instituições ou empresas, nacionais ou internacionais (ao abrigo do programa Erasmus+), com as quais estejam celebrados protocolos de colaboração, constitui uma mais-valia significativa para a preparação dos estudantes.

As diversas especializações oferecidas treinam os estudantes para resolver problemas e adquirir competências técnicas com recurso a case studies, demonstrações e práticas laboratoriais (hands-on) e ainda contato direto com metodologias e instrumentação moderna de topo. Os estudantes adquirem igualmente formação em áreas da gestão e planeamento, aprendendo a comunicar e a expor temáticas fundamentais em ambiente empresarial. O 2.º Ciclo em Química permite ainda o acesso ao 3.º ciclo de estudos ou doutoramento em diversas áreas científicas.

No pós-Bolonha, o 2.º Ciclo em Química é um imperativo para consolidação dos conhecimentos básicos adquiridos no 1.º Ciclo de estudos, tornando-se uma formação essencial e diferenciadora para a inserção dos graduados no exigente mercado de trabalho do setor da ciência e tecnologia.


Competências: Sintetizar, preparar, formular, otimizar, testar ou aplicar novas moléculas, substâncias ou materiais atendendo às boas-práticas laboratoriais em linha com metodologias sustentáveis. Utilizar e validar técnicas instrumentais avançadas para caraterização e análise química.

Mais informações sobre competências disponíveis aqui.


Áreas de Especialização:


. Eletroquímica Aplicada;
. Química;
. Química Analítica;
. Química, Saúde e Nutrição;
. Química Verde (não abre candidaturas em 2019/2020).

Saídas Profissionais

Indústria química e petroquímica | Indústria agroquímica | Indústria farmacêutica e da cosmética| Indústria alimentar | Laboratórios analíticos e de controlo da qualidade | Laboratórios de controlo ambiental | Laboratórios de toxicologia forense e investigação criminal | Laboratórios de segurança alimentar e de defesa | Empresas de prestação de serviços, auditoria e consultoria | Empresas de comércio de instrumentação científica | Instituições do ensino superior e de investigação.

Informações sobre protocolos existentes disponíveis aqui.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores