2024/2025
Objetivos
Visite a página web do Mestrado em Química.
O Mestrado em Química do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) tem como principal objetivo fornecer aos estudantes formação avançada em áreas emergentes da Química, suportada por uma sólida componente teórica e experimental em diversos ramos básicos, e no desenvolvimento de competências para tomada de decisão, pensamento estratégico e capacidades organizacionais.
As unidades curriculares do primeiro ano oferecem uma formação sólida em Química aos estudantes provenientes de primeiros ciclos com curricula menos focados em Química, enquanto permite aos que já possuem competências intermédias nesta área, consolidar e expandir as aprendizagens em domínios mais especializados não contemplados no 1.º ciclo de estudos. Em qualquer uma das três áreas de especialização os estudantes são preparados para resolver problemas e adquirir competências técnicas com recurso a case studies, demonstrações e práticas laboratoriais, e ainda contato direto com metodologias e instrumentação modernas de topo. Os estudantes adquirem igualmente formação na área de gestão e planeamento, aprendendo a comunicar e a expor temáticas fundamentais em ambiente empresarial.
No segundo ano letivo, a realização de um projeto de dissertação num dos laboratórios da FCUL ou, em alternativa, num laboratório de instituições ou empresas, nacionais ou internacionais (ao abrigo do programa Erasmus+), com protocolos de colaboração com a FCUL, constitui uma mais-valia significativa para a preparação dos estudantes. Essa dissertação será precedida de uma unidade curricular (Seminário) onde os estudantes aprenderão a recolher e a organizar criticamente informação científica sobre a temática da sua dissertação e sobre as metodologias a utilizar, e a expô-las e discuti-las oralmente.
O Mestrado em Química da FCUL diferencia-se claramente de outros mestrados de áreas afins como Química Bio-orgânica, orientado para o desenvolvimento e estudo de compostos orgânicos e biomoléculas, ou Engenharia Química e Química Tecnológica vocacionados para o desenvolvimento de produtos em grande escala e para a gestão, a vários níveis, de unidades industriais. O seu programa, estruturado para fornecer aos estudantes uma formação ampla e diferenciadora focada na investigação, processos analíticos, competências laboratoriais, desenvolvimento de produtos e capacidades de comunicação e gestão, permite a integração dos graduados no exigente mercado de trabalho do setor da ciência e tecnologia. O Mestrado em Química permite ainda o acesso ao 3.º ciclo de estudos em diversas áreas científicas.
Competências:
. Capacidade de planeamento autónomo de síntese de novas moléculas e novos materiais com recurso a métodos modernos e sustentáveis de síntese e caraterização;
. Utilização independente de um vasto conjunto de técnicas instrumentais avançadas, e capacidade crítica na sua aplicação e interpretação na resolução de problemas específicos em contexto laboral, e.g. na deteção e monitorização de poluentes ou drogas;
. Capacidade de pesquisar, organizar e comunicar informação científica sobre uma determinada temática com vista a resolução de um determinado problema;
. Capacidade de trabalhar em equipa, e incorporar as competências de várias áreas científicas com vista à resolução de problemas de uma forma integrada.
Áreas de Especialização:
. Química;
. Química Analítica;
. Eletroquímica Aplicada.
Saídas Profissionais
Indústria química e petroquímica | Indústria agroquímica | Indústria farmacêutica e da cosmética| Indústria alimentar | Laboratórios analíticos e de controlo da qualidade | Laboratórios de controlo ambiental | Laboratórios de toxicologia forense e investigação criminal | Laboratórios de segurança alimentar e de defesa | Empresas de prestação de serviços, auditoria e consultoria | Empresas de comércio de instrumentação científica | Instituições do ensino superior e de investigação.
Informações sobre protocolos existentes disponíveis aqui.
Propinas
Consultar valores aqui.