Disciplina Curricular

Química dos Alimentos e Biotecnologia QAB

Mestrado Bolonha em Química - 1_MQ 2022/23

Contextos

Grupo: 1_MQ 2022/23 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Química > Opcionais > 601_MQ-Opcionais CEGO/OUT - Quim > 2º Semestre

Período:

Grupo: 1_MQ 2022/23 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Química Analítica > Opcionais > 603_MQ-Opcionais CEGO/OUT - Química Analítica > 2º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Nesta UC, os estudantes irão adquirir conhecimentos na área da química e bioquímica alimentar e sua interface com a biotecnologia, desenvolvendo competências para aplicar técnicas analíticas avançadas, avaliar a segurança alimentar e propor soluções inovadoras para a indústria. As aulas teóricas promovem a compreensão dos conceitos fundamentais, enquanto as aulas teórico-práticas incentivam a aplicação do conhecimento através da análise de casos reais e exercícios orientados.

Programa

1.Composição e propriedades dos alimentos:macronutrientes e micronutrientes,propriedades físico-químicas,reações de deterioração e impacto no valor nutricional 2.Microrganismos e enzimas na indústria alimentar:fermentações,produção de compostos bioativos,controlo microbiológico e impacto na qualidade dos alimentos 3.Segurança alimentar e biotecnologia:contaminantes químicos e biológicos,técnicas de deteção,biotecnologias para descontaminação e conservação 4.Sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos(HACCP):princípios,implementação,monitorização e casos práticos 5.Controle de qualidade e rastreabilidade na cadeia alimentar:uma ferramenta de gestão de riscos 6.Métodos avançados de análise:espectrometria de massa,cromatografia,PCR,biossensores,análise sensorial e sua relevância na investigação alimentar 7.Inovação e sustentabilidade na ciência dos alimentos:desenvolvimento de alimentos funcionais,embalagens inteligentes,aproveitamento de subprodutos alimentares

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação incluirá: - Testes escritos (30%: 2 testes, cada um a valer 15%): permitem avaliar individualmente a aquisição de conhecimentos teóricos e a capacidade de integrar diferentes áreas da ciência dos alimentos e biotecnologia. - Projeto de inovação (70%): Os estudantes, em grupo (3-4 alunos), desenvolvem uma solução inovadora para um desafio real na área da química dos alimentos e biotecnologia. Inclui um relatório escrito detalhando a proposta (30%) e a apresentação de um pitch de 5 minutos para defesa da ideia perante a turma e um júri (40%).

Disciplinas Execução

2025/2026 - 2 Semestre