Disciplina Curricular
Processos em Nutrição, Ambiente e Saúde PNAS
Mestrado Bolonha em Química - 0_MQ 2007/08
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os estudantes irão adquirir competências para a sua empregabilidade nos sectores da nutrição, da saúde e do ambiente. Serão adquiridos conhecimentos sobre os processos que a nível da nutrição se traduzem em benefícios para a saúde, e para o ambiente na vertente da saúde, aprofundados aos mecanismos moleculares subjacentes e à investigação mais recente nos temas estudados. A apresentação e discussão de casos de sucesso por especialistas de empresas farmacêuticas, empresas da área alimentar e académicos que irão contribuir para uma formação adaptada à integração dos alunos ao meio profissional.
Programa
O programa cobre as temáticas que se enumeram seguidamente, sendo lecionados os conhecimentos relevantes nas áreas da nutrição, da saúde e saúde ambiental e estudados os processos envolvidos. Listagem das temáticas: 1. Química Medicinal na descoberta de Novos Fármacos 2. Benefícios do consumo de produtos de pesca e aquacultura 3. Prevenção da doença e o papel dos ingredientes funcionais para um envelhecimento saudável 4. Os antioxidantes e o seu papel para uma alimentação saudável 5. Sistemas de certificação de alimentos 6. Nutrientes específicos e saúde 7. Benefícios dos oligossacáridos do leite humano (HMO) nas fórmulas infantis 8. Alterações climáticas e o impacto na biodiversidade.
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular de 6 ECTS está organizada em oito módulos, cada um deles dedicado a um dos temas apresentados no conteúdo programático. Em cada módulo os conceitos são lecionados e os casos de sucesso apresentados e discutidos. A última semana da UC está dedicada a um seminário a ser apresentado pelos alunos. A classificação final é obtida pela avaliação de uma monografia, que contribui para 50% da nota final, e da apresentação de um seminário, que contribui para 20% da nota final. Os restantes 30% serão distribuídos, 20% para as respostas às perguntas dos seminários e os 10% contabilizarão a assiduidade e participação nas temáticas dos seminários.