Disciplina Curricular
Laboratórios de Síntese e Análise Estrutural LSAE
Mestrado Bolonha em Química - 1_MQ 2022/23
Contextos
Grupo: 1_MQ 2022/23 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Química
Período:
Grupo: 1_MQ 2022/23 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Química Analítica
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC tem como objetivo promover a autonomia e desempenho laboratorial dos estudantes nas áreas da síntese química (orgânica, inorgânica, materiais). Os estudantes irão contactar com técnicas de síntese química avançada e realizar sínteses em vários-passos. Será desenvolvida a capacidade de planear a execução das sínteses tendo em conta fatores como: rendimento, adequação das técnicas a usar (de entre as disponíveis), escolha de reagentes amigos do ambiente e custos associados ao processo. Terão de escolher/aplicar as técnicas espectroscópicas adequadas à caracterização estrutural dos produtos obtidos. No final terão adquirido: competências que permitirão planear/realizar sínteses químicas, uma visão crítica dos processos descritos na literatura (artigos/patentes), relacionar os resultados espectroscópicos experimentais com os princípios teóricos de forma a caracterizar inequivocamente os produtos, bem como comunicar de forma clara os resultados e conclusões por escrito
Programa
Descrição da síntese de moléculas complexas indicando a estratégia escolhida, reagentes usados e possíveis mecanismos. Exemplos de reação possíveis: reações aldólicas, oxidação-redução, redução enantiosselectiva de carbonilos, substituições em anéis aromáticos; Proteção de grupos funcionais; Síntese de ligandos orgânicos com átomos doadores (N, O, S) e sua complexação a metais de transição; Reacções de complexos inorgânicos e organometálicos (substituição, migração-inserção, eliminação alfa e beta, adição oxidativa/eliminação redutiva, transferência eletrónica, fluxionalidade). Familiarização com técnicas de atmosfera inerte (linhas de vácuo/azoto e técnicas de Schlenk) para o manuseamento de compostos sensíveis ao ar. Purificação dos produtos por recristalização e/ou técnicas cromatográficas; caracterização por IV, UV-vis. e NMR. Caracterização de compostos quirais utilizando o polarímetro e/ou técnicas cromatográficas (GC-MS, HPLC-DAD).
Métodos de ensino e avaliação
Os resultados obtidos serão analisados e discutidos na turma e com o docente ao longo das várias etapas de síntese. A avaliação terá em conta o desempenho no laboratório (preparação prévia dos trabalhos, participação e atitude no laboratório, 30%), planificação do trabalho laboratorial (10%), Mini-relatórios (25%), 1 relatório completo (15%), apresentação e discussão (20%) no formato das comunicações orais habitualmente apresentado em congressos científicos (10 min + 5 min questões). A nota final da disciplina tem em conta os vários componentes da avaliação.